GlobalFoundries inaugura fábrica de 4 biliões

GlobalFoundries inaugura fábrica de 4 biliões

16 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A GlobalFoundries, um especialista em chips eletrónicos, inaugurou uma fábrica de 4 mil milhões de dólares em Singapura, ainda em busca de autonomia num mercado marcado por tensões de oferta.

A nova fábrica produzirá 450 mil wafers semicondutores por ano antes de atingir a capacidade total até 2025/2026, com uma produção anual de 1,5 milhão de wafers, disse o chefe do grupo em Singapura, Tan Yew Kong.

“As principais tendências na nossa indústria – digitalização, conectividade, nuvem – apontam para uma aceleração em direção a um mundo mais conectado e centrado em dados”, declarou o chefe da GlobalFoundries, Thomas Caulfield, na inauguração. “Isto demonstra quão central e vital o nosso setor é para a economia global e como os semicondutores estão presentes em todos os níveis da vida quotidiana”, continuou ele, estimando que, apesar dos ventos contrários, este setor deverá duplicar nos próximos dez anos com a inteligência artificial como um catalisador.

A fábrica de Singapura com 23.000 m2, cuja construção teve início em 2021, será acrescentada às localizações do grupo na Europa e nos Estados Unidos. As plantas de produção de semicondutores requerem investimentos colossais, principalmente devido à finura da gravação dos componentes que exige a implementação de processos de fabricação extremamente sofisticados.

GlobalFoundries com mais uma grande fábrica

A verdade é que este setor ainda tenta recuperar o seu equilíbrio, prejudicado pela pandemia de Covid-19, que paralisou as cadeias de abastecimento na Ásia, pela inflação e pelas tensões geopolíticas que pesam sobre as economias globais. A procura particularmente significativa do setor automóvel está a aumentar a pressão sobre a produção de chips utilizados massivamente em smartphones e dispositivos eletrónicos. No entanto, os especialistas do setor acreditam que uma recuperação está à vista.

Espera-se uma queda de 10,3% este ano, antes de uma recuperação de 11,8% em 2024, segundo a World Semiconductor Trade Statistics, um grupo de empresas do setor. Globalmente, Singapura é o lar de vários grandes fabricantes de semicondutores e é responsável por 11% da produção.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.