Genesis Market: Plataforma hacker desmantelada pela Europol

Genesis Market: Plataforma hacker desmantelada pela Europol

7 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

A Europol anunciou o encerramento do Genesis Market, uma das maiores plataformas de hackers no mundo, que vendeu milhões de credenciais de contas roubadas.

Essa repressão global resultou em 119 prisões e envolveu mais de 17 países, informou a Europol em comunicado. 208 propriedades foram revistas durante esta operação inédita realizada pelo FBI e pela polícia holandesa, iniciada em 2019, informou o escritório europeu de polícia.

24 prisões foram feitas no Reino Unido, de acordo com a agência criminal britânica, e 17 na Holanda, disse a polícia holandesa. “O Genesis Market colocou à venda as identidades de mais de dois milhões de pessoas no momento de seu encerramento”, disse a Europol. A plataforma oferecia bots para venda que infetavam os dispositivos das vítimas através de malware ou outros métodos.

As ações também aconteceram em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e mais de 10 países da Europa, incluindo o Reino Unido. “Perturbamos seriamente o ecossistema cibercriminoso removendo um de seus principais catalisadores”, disse Edvardas Sileris, que dirige o Centro Europeu de Cibercrime da Europol, citado no comunicado de imprensa.

Ao contrário dos serviços da dark web, o Genesis Market era facilmente acessível na Internet, mas protegia-se da aplicação da lei por ser acessível apenas por convite.

Europol encerra o Genesis Market

O encerramento do Genesis Market ocorre após várias operações da Europol que visam o crime online. Europol desmantelou, em abril de 2022, o RaidFóruns, que vendia acesso a bases de dados pertencentes a várias empresas americanas. Em 2021, anunciaram que haviam assumido o controle do EMOTET, o malware “mais perigoso do mundo”.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.