Geekbench bane os topos de gama Samsung Galaxy dos últimos 4 anos da sua plataforma
5 Março, 2022Geekbench coloca os últimos topos de gama da Samsung na sua lista negra
Não é caso único, as fabricantes de smartphones Android tentarem “mascarar” o desempenho dos seus equipamento, e em plataformas de benchmark terem um desempenho, e nas restantes aplicações outro desempenho muito diferente.
O mais recente a ser apanhado nesse esquema parece ter sido a Samsung, que entretanto já admitiu a situação e revelou que em breve disponibilizará uma actualização de software para resolver essa situação.
No entanto, antes que isso se torne numa realidade, o Geekbench revela que planeia remover toda a série Galaxy S22 da sua plataforma, juntamente com todos os dispositivos das séries Galaxy S21, S20 e S10. Os dispositivos Galaxy Note e A-series permanecerão inalterados, pois não parecem ser afectados nos testes. Mas aqui fica o comentário do Geekbench:
“No início desta semana, fomos informados sobre o Game Optimizing Service (GOS) da Samsung e como ele limita o desempenho de jogos e aplicações. O GOS decide estrangular (ou não estrangular) aplicações usando identificadores de aplicações e não o comportamento da aplicação. Vemos isso como uma forma de manipulação de benchmark, pois as principais aplicações de benchmark, incluindo o Geekbench, não são limitados por este serviço.”
Mas como já havia revelado, a Samsung já prometeu lançar uma actualização que adicionará a capacidade de controlar directamente o desempenho dos jogos. No entanto, a política actual do Geekbench é manter os dispositivos manipulados excluídos permanentemente, mesmo após um patch que corrija o problema, para que nenhum dos telefones removidos hoje seja listado novamente no site.
Não é a primeira vez que o Geekbench retira dispositivos do seu gráfico de benchmark. No ano passado, em resposta à limitação da OnePlus no OnePlus 9 e 9 Pro , o serviço removeu os dois dispositivos de seu navegador.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.