Galaxy AI será pago depois de algum tempo de utilização gratuita
18 Janeiro, 2024A Samsung anunciou ontem os equipamentos da série Galaxy S24, que em termos de hardware não são muito diferentes daquilo que a empresa apresentou no ano passado com o Galaxy S23, contudo, os equipamentos deste ano contam com uma grande “arma”, o Galaxy AI.
Galaxy AI poderá ser pago já a partir de 2026
Durante o Galaxy Unpacked de ontem, a empresa sul-coreana deu grande destaque às diferentes funcionalidades dos novos equipamentos, que são baseadas em inteligência artificial, e que devem fornecer aos utilizadores uma experiência mais agradável e rica em termos de recursos.
No entanto, há um aspeto que a Samsung deixou de fora: parece, de facto, que os principais recursos de IA dos seus novos telefones, o Galaxy AI, poderão tornar-se num serviço pago após dois anos. Pelo menos é o que parece emergir de um comunicado de imprensa publicado pela divisão australiana da Samsung.
Lembre-se de que o Galaxy AI inclui uma variedade de recursos baseados em inteligência artificial para a série Samsung Galaxy S24, desde recursos de tradução em direto, e até várias ferramentas de edição de fotos. Mas num comunicado de imprensa publicado pela Samsung Austrália, entre as notas lemos que “Os recursos Galaxy AI serão fornecidos gratuitamente até o final de 2025 em dispositivos Samsung Galaxy suportados”, uma frase que sugere que após este período o pacote de recursos torna-se num serviço mediante pagamento de uma taxa, embora isso não esteja diretamente especificado de momento.
Em outros comunicados de imprensa da gigante coreana, as referências à possibilidade do Galaxy Ai se tornar um serviço pago são formuladas de forma diferente e de momento não está claro o que realmente acontecerá daqui a dois anos. Por exemplo, este é o esclarecimento feito no comunicado de imprensa de Espanha:
“Os recursos do Galaxy AI estarão disponíveis gratuitamente através dos dispositivos Samsung Galaxy que os suportam até pelo menos 31 de dezembro de 2025. A disponibilidade dos recursos de IA fornecidos por terceiros pode estar sujeita a alterações e, em qualquer caso, está sujeita aos termos e condições do fornecedor de serviço.”
Ou seja, nem mesmo está claro se todos os recursos de IA correm o risco de serem pagos ou apenas alguns deles e o que poderia acontecer se os utilizadores decidissem não pagar por uma assinatura para continuar a usá-los.
A gigante coreana provavelmente dará detalhes a esse respeito nos próximos dias, também para evitar que a estreia no mercado da série Samsung Galaxy S24 seja prejudicada por possíveis polémicas sobre a disponibilidade ilimitada (ou não) de um dos mais importantes inovações dos equipamentos.
FONTE: AndroidCentral
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.