Iniciou a fusão entre o WhatsApp, Instagram e Facebook

Iniciou a fusão entre o WhatsApp, Instagram e Facebook

4 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Durante a conferência de abertura dos dois dias de Facebook F8, Mark Zukerberg, formalizou o desejo num futuro próximo de “fundir” as três principais redes sociais de sua empresa numa só. O Facebook, o WhatsApp e o Instagram poderão trocar mensagens entre si num sistema de partilha “multiplataforma” capaz de melhorar a usabilidade das três aplicações. Claramente o momento da mudança não foi delineado, mas na verdade as fases de transição já estão em andamento e nos próximos meses certamente começaremos a ver os primeiros resultados.

Facebook, Instagram e WhatsApp: como eles vão trabalhar juntos

Os detalhes precisos sobre o funcionamento das três aplicações em uníssono não foram claramente delineados. Ainda não está claro se as três aplicações desaparecerão individualmente e não é fácil ver se os desenvolvedores decidirão incorporá-las numa grande plataforma, não apenas “nos bastidores”, mas também aos olhos dos utilizadores. O que parece óbvio, no entanto, é a possibilidade no futuro de enviar mensagens de uma aplicação para outra , ou seja, do WhatsApp para o Facebook ou do Facebook para o Instagram, sem qualquer problema e sem qualquer limite. Tudo isso mantendo a segurança com criptografia de ponta a ponta.

O processo de desenvolvimento desta fusão é muito longo. Combinar as três plataformas no mesmo contexto não é fácil. Os desenvolvedores já estão a trabalhar e é provável que a transição para o sistema único ocorra gradualmente com a funcionalidade inserida antes de uma unificação completa do sistema. O desejo de Mark Zuckerberg e os seus engenheiros é permitir que os utilizadores tenham os mesmos conctatos em todos os sistemas e que estes possam ser alcançados automaticamente pelas três plataformas sem distinção e, portanto, sem limites. A mesma coisa também será proposta para as mensagens.

Alguns também declaram que essa possibilidade pode ser distribuída como uma funcionalidade opcional e, portanto, se não quiser, pode continuar a manter os contactos e, portanto, as aplicações em separado. As vantagens, no entanto, da novidade serão múltiplas e com maior segurança, dada a introdução única da criptografia de ponta a ponta, mas também a possibilidade de não necessariamente ter que partilhar o número de telefone a ser contactado no WhatsApp, porque talvez seja possível usar o contacto do Instagram ou Facebook que permanecem anónimos desse ponto de vista.

Em suma, o futuro do Facebook, WhatsApp e Instagram parece bem definido. As três aplicações trabalharão mais e mais estreitamente entre si e os utilizadores poderão partilhar todos os tipos de conteúdo sem limitações e, acima de tudo, sem necessitar de se preocupar com qual das três redes sociais estão a partilhar.

Esta é garantidamente uma longa jornada, mas o caminho parece já ter sido devidamente delineado.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.