Fundo Sueco protesta contra a aquisição da Activision-Blizzard pela Microsoft

Fundo Sueco protesta contra a aquisição da Activision-Blizzard pela Microsoft

25 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Parece estar tudo a remar para o mesmo lado, que é o de boicotar a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Após a investigação da CMA britânica e rumores de uma reclamação antitruste da poderosa FTC (Estados Unidos), acaba de ser informado que o fundo de pensão sueco AP7 apresentou uma reclamação contra o processo de aquisição, argumentando que a transação é deliberadamente subavaliada e que a Microsoft aproveitou a crise interna da Activision para reduzir o valor da compra e manter o CEO Bobby Kotick no seu cargo.

Este processo foi aberto em Delaware por razões técnicas e legais (a Activision e a Microsoft estão localizadas lá).

Alguns dos argumentos da denúncia podem, no mínimo, ser atraentes. Assim, estimar que os 69 biliões do buyout continuam subvalorizados parece bastante ousado no contexto. O mesmo vale para a acusação de que a Microsoft “conspirou com Kotick e a diretoria” para “salvar a pele” de Kotick, uma acusação estranha considerando que o atual CEO deve deixar as suas funções imediatamente assim que o resgate for validado (se alguma vez acontecer). Aliás, é mesmo a perspetiva de que esta reclamação atinja o seu objetivo (a aquisição anulada) que permitiria a Kotick manter-se no cargo…

Aquisição da Activision-Blizzard pela Microsoft continua a fazer correr muita tinta

Activision

A AP7 acerta no alvo, porém, ao lembrar que o acordo de aquisição fortaleceu as condições de remuneração de Kotick e pôs fim às ações derivativas dos acionistas. Além disso, os detalhes do negócio que envolvem Kotick não teriam sido apresentados ao conselho de administração da Activision antes da votação para decidir sobre a manutenção do CEO no seu cargo, o que não respeitaria as leis de Delaware.

Deve-se notar, no entanto, que o fundo de pensão AP7 pertence ao governo sueco… que possui ações da Activision.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.