Fundadores do Instagram abandonam Facebook após confrontos com Zuckerberg

Fundadores do Instagram abandonam Facebook após confrontos com Zuckerberg

20 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, fizeram um anúncio chocante sobre a sua saída do Facebook em setembro passado. “Agora estamos prontos para o nosso próximo capítulo”, escreveu a dupla num anúncio formal sobre a sua renúncia da empresa depois de que o The New York Times ter dado a notícia sobre sua saída da empresa. Na ocasião, a saída da empresa parecia inesperada, mas amigável. Mas agora, quase oito meses depois, novas informações detalham a verdadeira razão pela qual Systrom e Krieger deixaram o Facebook.

Segundo uma reportagem do Wired, sobre os últimos 15 meses dentro do Facebook, revela que a saída dos fundadores do Facebook estave longe de ser amigável e a dupla saiu após confrontos com o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Eles afirmam que, enquanto o Facebook se orgulhava do fenomenal crescimento do Instagram, os principais executivos do Facebook acreditavam que o crescimento da aplicação de partilha de imagens estava a restringir o crescimento da Blue App ou da aplicação principal do Facebook. Isso criou um ressentimento interno contra o Instagram. E assim, poucos dias depois de o Facebook partilhar o seu relatório trimestral aos investidores, Mark Zuckerberg pediu ao seu chefe de crescimento, Javier Olivan, que fizesse uma lista de formas pelas quais o Facebook apoiava o Instagram.

Mike Krieger

Uma vez que o fundador do Facebook tinha a lista, Zuckerberg disse a Systrom e Krieger que ele estava a receber de volta todo o apoio. “O Facebook tinha dado servidores ao Instagram, seguro de saúde e os melhores engenheiros do mundo. Agora o Instagram estava apenas a ser solicitado a dar um pouco para trás e para ajudar a vedar as aberturas que permitiam que as pessoas escapassem da Blue App”.

Logo depois Systrom partilhou um memorando com a sua equipa a explicar a decisão de Zuckerberg de cortar o apoio ao tráfego do Instagram, após o qual Systrom saiu em licença de paternidade.

Em agosto do ano passado, o Facebook testou recursos, como rastreamento de localização e menu hambúrguer, no Instagram, que os fundadores há muito resistiam. As pessoas da empresa disseram à publicação que os fundadores do Instagram acreditavam que Zuckerberg estava intencionalmente a fazer a vida negra aos criadores da empresa, na esperança de que eles deixassem a mesma. E assim, quando Systrom retornou da sua licença, a dupla decidiu desistir definitivamente do projecto. “Segundo alguém familiarizado com as ideias de ambos, a infelicidade deles com o Facebook resultou de tensões que haviam fermentado ao longo de muitos anos e que transbordaram nos últimos seis meses”, acrescentou a publicação.

instagram Kevin Systrom

Kevin Systrom

Notavelmente, esta não é a primeira vez que relatos sugerem que a contínua discórdia entre Zuckerberg e os fundadores do Instagram foi a verdadeira razão pela qual a dupla deixou a empresa. Um relatório da Bloomberg, de setembro, afirmou que os fundadores do Instagram deixaram o Facebook após os confrontos com o fundador do Facebook sobre a direção da aplicação que eles criaram.

Do lado de fora, tanto Systrom como Krieger mantiveram a postura, informando que deixaram o Facebook de forma amigável, e que não houve qualquer conflito com a gestão do Facebook. No entanto, num raro desvio de sua declaração, Systrom numa entrevista ao Wired, no ano passado, sugeriu o contrário. “Nunca ninguém sai de um emprego porque tudo é incrível, certo? O trabalho é difícil”, disse ele.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.