Novo Estudo da Fujitsu revela que Projectos IoT Devem Proporcionar Retorno em Menos de Três Anos

Novo Estudo da Fujitsu revela que Projectos IoT Devem Proporcionar Retorno em Menos de Três Anos

13 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Segundo um novo estudo da Fujitsu, a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) alcançou um mainstream antecipado, com os líderes empresariais e tecnológicos a esperarem resultados tangíveis em três anos ou menos – dando assim o sinal de que os dias da mera experimentação com projectos IoT faz agora parte do passado.

A Fujitsu solicitou à IDG Connect um estudo para melhor compreender o modo como a tecnologia IoT está a amadurecer nas empresas e para medir as expectativas do sector. Os dados confirmam que a IoT já amadureceu muito mais do que uma tecnologia emergente e sublinham que as empresas estão cada vez mais impacientes no que toca a esperar que as IoT impulsionem os seus resultados.

Quase três quartos dos inquiridos (73 por cento) confirmaram que as implementações IoT avançaram muito para lá das fases de teste e educação do mercado, com quase metade delas a proporcionarem resultados. Sublinhando este foco crescente no retorno, o estudo da Fujitsu conduzido pela IDG Connect concluiu que quase um terço (31 por cento) espera retorno sobre os investimentos em projectos IoT no prazo de um a dois anos, e 56 por cento espera rentabilidade no prazo de três anos.

Devido à complexidade da IoT, as empresas estão a virar-se para fornecedores de serviços e equipamentos que as auxiliem com as implementações. No entanto, o estudo também indica que os fornecedores não estão a corresponder às expectativas. As grandes preocupações são: a necessidade de um melhor suporte (24 por cento); uma colaboração mais próxima para que as marcas compreendam as necessidades únicas do seu cliente (23 por cento); um apelo à redução dos preços (20 por cento); uma maior flexibilidade contratual (17 por cento); e mais opções as-a-service prontas a usar (15 por cento).

Yves de Beauregard, Responsável de Soluções de Negócio Digitais da Fujitsu na EMEIA, comenta: “As tecnologias IoT estão a entrar num mainstream precoce num vasto conjunto de sectores verticais, como confirma o nosso estudo. Para obter o maior valor da IoT, a Fujitsu está fixada em implementar tecnologias duradouras e robustas que assegurem o máximo retorno para os seus clientes. Estamos a aproveitar a nossa profunda experiência em tecnologia e a combiná-la com o know-how do negócio dos nossos clientes. Os resultados do estudo mostram que é evidente que as empresas já estão a ter retornos sólidos sobre o seu investimento em projectos IoT. Tal deveria constituir um incentivo atractivo para qualquer organização que ainda esteja céptica quanto a experimentar a IoT e a obter valor a partir desta.”

A IoT é agora mainstream precoce num vasto conjunto de case studies

O estudo da Fujitsu também revela que as empresas estão a usar a IoT para um vasto conjunto de fins, muito além da disponibilização de eficiências processuais. Aliás, as respostas mais citadas no estudo foram para melhorar a saúde e a segurança (47 por cento), para reforçar a segurança (47 por cento), para usar dados que passam a ficar disponíveis para criar estratégias mais inteligentes (47 por cento), e ainda para melhorar a manutenção (46 por cento).

Além disso, 45 por cento das empresas já está a utilizar a IoT para gerar novas oportunidades de receita, e um quarto dos inquiridos considera que a maior oportunidade é a capacidade de cobrar preços premium por acrescentos valiosos a produtos, dados ou serviços. Além do mais, pouco mais de um quinto (22 por cento) das empresas citou a possibilidade de criar de forma rentável serviços melhores e mais diferenciados para atrair novos clientes.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.