Fujitsu Aposta em Blockchain para Lidar com Fraude e Pirataria de Bens Digitais

Fujitsu Aposta em Blockchain para Lidar com Fraude e Pirataria de Bens Digitais

21 Setembro, 2019 0 Por Joel Pinto

A Fujitsu apresentou o novo DocumentFlow, uma aplicação para combater a fraude, fácil de usar, baseada na web e que utiliza a tecnologia blockchain para aferir a validade de qualquer ficheiro ou bem digital, incluindo documentos, ficheiros áudio e vídeo, imagens e ficheiros de praticamente qualquer aplicação. O DocumentFlow junta a suite de blockchain-as-a-service Fujitsu Flow com a InvoiceFlow, uma aplicação para proteger contra a fraude nas facturas.

À medida que as empresas se tornam mais inteligentes e mais ligadas, aumenta o seu desafio de controlar e gerir vastas quantidades de dados acumulados. O valor significativo destes dados digitalizados faz com que a confiança seja um factor cada vez mais crucial. A Fujitsu está a aproveitar a Distributed Ledger Technology (DLT) de blockchain para ajudar as empresas a determinar a confiança, uma vez que a DLT fornece um registo imutável e permanente que não pode ser alterado e fornece a todos os participantes e utilizadores as evidências devidas de que um bem é genuíno, até ao nível do bit.

Serviço de notário baseado em blockchain em todos os bens digitalizados

O Fujitsu DocumentFlow reduz drasticamente casos de fraude ou pirataria de documentos, pois consegue rastrear onde é que um ficheiro digital foi manipulado, copiado de forma ilegal ou simplesmente verificar a versão mais recente e validada pelas partes. A tecnologia funciona em qualquer tipo de ficheiro digital, fornecendo um registo de auditoria claro para validar qualquer situação, desde um certificado de curso universitário até um ficheiro de desenho CAD. O DocumentFlow pode sinalizar e etiquetar imediatamente quaisquer alterações e ajudar a identificar a distribuição e as alterações a materiais sob direitos de autor ou a materiais empresariais ou governamentais protegidos. O DocumentFlow regista o que acontece aos dados através de um registo de auditoria imutável, que também facilita verificações e auditorias. O Fujitsu DocumentFlow usa blockchain para fornecer um serviço de notariado sobre bens digitalizados que fornece uma visibilidade e uma rastreabilidade indiscutíveis de cada ficheiro digital.

Fujitsu IDaaS - Fujitsu Aposta em Blockchain para Lidar com Fraude e Pirataria de Bens Digitais

Frederik De Breuck, Responsável do Blockchain Innovation Center da Fujitsu em Bruxelas, comenta:

“Ao utilizar um registo imutável combinado com rastreamento automatizado, é possível ter uma percepção imediata de quaisquer alterações efectuadas a um documento digital de qualquer tipo. Por exemplo, a remoção do DRM de um ficheiro de media com direito de autor, a alteração de um valor numa folha de cálculo ou numa proposta, ou qualquer alteração não autorizada a algo como um ficheiro CAD, situações que podem ter consequências inesperadas mais adiante. Isto permite que as empresas tenham total confiança em qualquer ficheiro digital – e ajuda a impedir o uso fraudulento, porque é fácil ver que um ficheiro foi manipulado. Tal como um selo de segurança ajuda a tranquilizar os clientes de uma mercearia de que os produtos não foram adulterados, nós estamos a contribuir para a criação de confiança em todo o tipo de ficheiros no mundo digital. A Fujitsu está a permitir que as pessoas tenham maior confiança nos dados com que trabalham. Estamos a usar tecnologia blockchain para melhorar e complementar soluções tecnológicas existentes, fornecendo uma assinatura digital de confiança.”

DocumentFlow

Apresentado no início deste ano, o serviço Fujitsu InvoiceFlow permite que as empresas e as agências governamentais evitem, ou até eliminem, o problema muito real de erros acidentais no processamento de dados e abordem o problema crescente da fraude nas facturas . Já disponível a nível comercial, o serviço recorre a tecnologia baseada em DLT para verificar e validar o processo de facturação, ligando os dados de facturação e as notas de encomenda, desde a criação de uma factura até à sua autorização de pagamento.

A Fujitsu disponibiliza o InvoiceFlow e o DocumentFlow como soluções on-premises ou as-a-service a partir de qualquer plataforma cloud. Ambos complementam os serviços Fujitsu que visam ajudar os clientes a implementar soluções blockchain e DLT dimensionáveis, seguras e prontas para o negócio, desde serviços de consultoria, desenvolvimento, aplicações, infra-estrutura e managed services até soluções cloud, de software e independentes.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.