FST Lisboa lança novo protótipo com o apoio oficial da Celfocus

FST Lisboa lança novo protótipo com o apoio oficial da Celfocus

24 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A equipa Formula Student Lisboa do Instituto Superior Técnico (FST Lisboa) apresentou hoje o seu novo carro de competição, o FST11. Depois de 11 anos com o apoio oficial da Novabase, o projecto conta agora com a Celfocus, empresa do Grupo Novabase, como patrocinadora principal.

O FST11 é o oitavo protótipo elétrico da equipa e o segundo protótipo com capacidades autónomas da FST Lisboa. Desenvolvido ao longo de um ano, atinge uma velocidade máxima de 130 km/h com quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico. Tem ainda a bateria composta por células de LiCoO2 (lítio-cobalto) e capacidade total de 7,6 kWh, protegida por uma caixa feita em materiais compósitos.

Este veículo irá representar o Instituto Superior Técnico no Red Bull Ring, em Spielberg, de 23 a 28 de julho, na Áustria, e na Formula Student Germany, a maior competição do mundo, no Circuito de Hockenheim, nos dias 15 a 21 de Agosto. Por último, a equipa irá seguir para o Circuito de Castellolí, em Espanha, nos dias 29 de Agosto a 4 de Setembro, acabando a sua época com a Formula Student Spain.

Para Pedro Oliveira, Team Leader da FST Lisboa, "O FST11 constitui um dos maiores desafios que o projeto já enfrentou". O veículo irá reunir as altas performances dos seus antecessores, enquanto integra a condução autónoma, introduzida no projeto em 2020 com o FST10d. Segundo o líder do projeto, "O principal objetivo foi atingir a comunhão perfeita entre os dois modos de condução, de modo que seja possível extrair a performance máxima do protótipo em todo o momento".

FST Lisboa

FST11 - oitavo protótipo desenvolvido pela equipa da FST Lisboa, com o patrocínio da Celfocus.

Tem sido gratificante acompanhar, ao longo dos anos, a evolução deste projeto que conjuga tecnologias avançadas, inovação e talento – os mesmos ingredientes por detrás do sucesso das nossas empresas. Mais uma vez, a equipa surpreendeu-nos com a sua capacidade de adaptação aos novos desafios da mobilidade e acreditamos que irá ter um desempenho notável nas mais importantes competições do ranking mundial de Formula Student.

Luís Paulo Salvado, CEO da Novabase e da Celfocus

A FST Lisboa é constituída por 54 alunos de seis cursos diferentes. A equipa foi criada em 2001, com o desenvolvimento do primeiro protótipo e conta actualmente com 11 modelos construídos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.