FST 09e vai representar o IST na maior competição do mundo para alunos de engenharia

FST 09e vai representar o IST na maior competição do mundo para alunos de engenharia

27 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

A equipa Formula Student Lisboa do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou ontem oficialmente o seu 9º carro de competição – o FST 09e – que representará aquela Instituição na Formula Student, a maior competição do mundo para alunos de engenharia.

O protótipo, 100% elétrico e 100% português, conta uma vez mais com o apoio da Novabase.
Este ano a equipa portuguesa irá representar o IST em três das mais importantes competições do ranking mundial de Formula Student: FS East, no circuito Zalaegerszeg (Hungria), FS Germany, no circuito de Hockenheimring (Alemanha), e FS Spain, no circuito da Catalunha (Espanha). As competições terão lugar entre 17 a 21 de julho, 5 a 11 de agosto, e 20 a 25 de agosto, respetivamente.
Com quatro motores eléctricos, o FST 09e atinge uma velocidade máxima de 107 km/h e apresenta um chassis monocoque em fibra de carbono pré-impregnada.

O FST 09e teve como objetivo de design o aumento de fiabilidade de modo a potenciar o tempo de testes e por consequência chegar às competições com uma melhor preparação e maior conhecimento do carro. É um orgulho para nós e um desafio tremendo regressar à prova alemã, bem como estrearmo-nos na FS East.
Henrique Karas, Team Leader da FST Lisboa

 

O nosso envolvimento neste projeto surge em linha com os objetivos de aproximação à Academia que têm trazido, à Novabase, benefícios muito claros em termos de captação de talento jovem. Por outro lado, apoiamos direta e indiretamente, o desenvolvimento tecnológico num contexto multidisciplinar e de competição internacional, o que nos diz muito enquanto organização.
Nelson Teodoro, diretor de Marketing da Novabase

FST 09e 1 - FST 09e vai representar o IST na maior competição do mundo para alunos de engenharia

A FST Lisboa é a equipa de Formula Student do Técnico Lisboa, constituída por 40 estudantes de 5 cursos de engenharia diferentes. O projeto foi criado em 2001 e é atualmente a equipa de Formula Student mais ativa em Portugal, com 9 carros construídos: 3 movidos a combustão interna e 6 totalmente elétricos.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.