Fotografias astrofotográficas estão de volta ao Google Pixel 8 Pro

Fotografias astrofotográficas estão de volta ao Google Pixel 8 Pro

24 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de em 2020 ter removido essa funcionalidade da Google Câmera, o gigante das pesquisas volta a disponibilizar a capacidade de tirar fotografias astrofotográficas utilizando a lente ultra-grande do Pixel 8 Pro.

Pixel 8 Pro ganha a capacidade de tirar fotografias astrofotográficas

Para quem não está familiarizado com a astrofotografia, os utilizadores com equipamentos Pixel compatíveis, só precisam de apontar as câmaras traseiras do seu telefone para o céu e o manter o emsmo completamente estável, por exemplo, utilizando um tripé, para que esse recurso seja ativo de imediato e que permite tirar fotos impressionantes do céu noturno.

Quando feitas corretamente, as fotografias resultantes podem ser bastante requintadas. E agora a capacidade de tirar fotos astrofotográficas ultra-amplas voltou ao Pixel 8 Pro. Contudo esse recurso não está disponível no Pixel 8 não Pro, e por uma razão muito simples, o seu sensor de imagem ultra-grande angular de 48 MP não tem essa capacidade..

Com o binning de pixels 4:1 na câmara ultra grande angular do Pixel 8 Pro, as informações de quatro pixeis adjacentes são combinadas num pixel maior, melhorando a qualidade de uma imagem tirada com pouca luz e, ao mesmo tempo, reduzindo o seu ruído. Isso não quer dizer que a Google possa não estar a pensar em dinheiro quando decidiu trazer o recurso de volta, já que poderia atrair aqueles que estavam indecisos entre os modelo Pro, e não Pro, do Pixel 8.

Quando apontado para o céu noturno e mantido estável, o Pixel 8 Pro terá a opção de fotografar em 1x (padrão), 2x e 0,5x (banda ultralarga). Com isso em mente, a Google atualizou a sua página de suporte da Google Câmera para dizer: “Importante: no Pixel 4a (5G) e posterior, a astrofotografia só funciona em configurações de zoom iguais ou superiores a 1x”. E como a ultra-grande angular dispara em 0,5x, que é inferior a 1x, parece que a astrofotografia fica limitada ao Pixel 8 Pro.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.