Fortnite: Autoridades dos EUA confirmam que "Carlton Dance" não está sujeito a direitos autorais

Fortnite: Autoridades dos EUA confirmam que "Carlton Dance" não está sujeito a direitos autorais

20 Fevereiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Uma luta judicial entre a Epic Games e a Take-Two com o ator Alfonso Ribeiro sobre a sua dança na série The Fresh Prince of Bel-Air, o escritório americano encarregue dos direitos autorais recusou a concessão de direitos de autor na "Carlton Dance".
Este é um caso legal que faz lembrar o triste momento em que King, o estúdio por trás da Candy Crush Saga, tentou em 2014, em vão, retirar a palavra "Candy" antes de fazer cócegas no Stoic Studio um mês depois, para o uso da palavra "Saga" em The Banner Saga. Uma disputa que havia sido resolvida amigavelmente.

Em Dezembro de 2018, o ator americano Alfonso Ribeiro, mais conhecido pelo seu papel como Carlton em O Príncipe de Bel-Air, decidiu processar as editoras Take-Two e Epic Games em tribunal. A causa da discórdia? O uso por ambos os estúdios de uma das suas danças no NBA 2K e no Fortnite.
O ator de 47 anos acusa as duas empresas de não lhes consultarem para o uso dessa dança, e por causa disso, recorreu ao Escritório de Direitos Autorais dos EUA para reivindicar a propriedade intelectual da sua dança.

Carlton Dance

Mas agora, numa audiência na Corte Federal da Califórnia, um representante do Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos recusou a aplicação de direitos de autor, argumentando que a "coreografia" que afirma Alfonso Ribeiro é na realidade, apenas uma "dança simples em três etapas". Isso não é suficiente para estar sob a proteção de um direito autoral.

Esta rejeição pelas autoridades dos EUA não significa a retirada da denúncia de Alfonso Ribeiro. Especialmente desde o momento, em que ele não é o único a culpar os criadores de Fortnite. O rapper 2 Milly também lançou um processo contra a Epic Games pelo uso de uma das suas coreografias. Mas a decisão do Escritório de Direitos Autorais dos EUA pode colocar a liderança em sua defesa.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.