Ford anuncia o Explorer elétrico que carrega em 25 minutos
21 Março, 2023O Ford Explorer é um novo carro elétrico anunciado pela fabricante. Trata-se de uma máquina que incorpora o espírito aventureiro numa versão moderna, com formas quadradas, muito minimalista e tecnológica.
Este Ford Explorer é um SUV elétrico de 5 lugares e porta-malas de 470 litros, pouco menos de 4 metros e meio de comprimento (4,46 m para ser preciso) e baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. De certa forma, está próximo do Volkswagen ID.4, um carro com o qual não partilha as linhas estéticas.
O novo Ford Explorer elétrico é de facto muito mais futurista em termos de linhas, com uma frente larga, plana e alta onde se destaca a assinatura em forma de seta dos faróis, afunilados e integrados nos grupos óticos traseiros.
O seu ecrã central tem cerca de 15 polegadas de desenvolvimento vertical, colocado no centro do painel e ajustável em altura para ser o mais legível possível em todas as situações, com um porta-luvas atrás dele, e longe de olhares indiscretos aos quais é capaz de acomodar notebooks de até 15 polegadas.
No suporte está o painel de instrumentos digital, bem menor, e achatado, considerando as suas 5 polegadas. O sistema de infoentretenimento é o SYNC Move, também compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ambos também em versão wireless.
Embora a Ford não tenha divulgado informações relacionadas à bateria e ao motor, sabemos que o novo Explorer elétrico virá em versões com tração traseira, ou integral, e pode recarregar de 10% a 80% em 25 minutos utilizando a tecnologia de carregamento rápido suportada.
No que diz respeito aos sistemas de assistência à condução, o automóvel pode contar com 12 sensores ultrassónicos, 5 câmaras e 3 radares; há também Lane Centing e Assisted Lane Change, que permitem mudar de faixa e manter o carro na trajetória.
Ford Explorer chegará ainda este ano
O novo Ford Explorer elétrico estará disponível na Europa ainda este ano em duas versões: Explorer e Explorer Premium. O seu preço inicial é inferior a 45.000 euros.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.