Da próxima vez que for à Lua não se esqueça de publicar uma selfie nas redes sociais

Da próxima vez que for à Lua não se esqueça de publicar uma selfie nas redes sociais

20 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

O titulo deste artigo pode parecer uma brincadeira, mas é bem real, já que a Nokia celebrou recentemente um contracto com a NASA que visa a implementação da infraestrutura 4G na Lua. E este negócio está avaliado em mais de 14 milhões de dólares.

Como deve imaginar, a introdução do 4G na Lua não visa permitir que os astronautas publiquem selfies em tempo real, mas o facto de que essa conectividade fique disponível no nosso satélite natural e que irá permitir muitas coisas. Ser capaz de se ligar à Internet directamente da Lua deve ajudar muito nas comunicações. Melhores velocidades, melhor confiabilidade e distâncias melhoradas em comparação com as tecnologias actualmente disponíveis.

Na época das primeiras missões Apollo, os engenheiros só podiam contar com comunicações de rádio que passavam por várias estações base, retransmissores e outros transmissores de rede. Usar 4G, se esta estivesse disponível, poderia tornar todo o sistema muito mais eficiente.

Nokia logo

Nokia vai implementar o 4G na Lua

Mas então porque não o 5G? E por que o 5G não está sendo usado já que é mais rapida? Algumas tecnologias 5G podem não ser capazes de cobrir distâncias tão grandes como o 4G. Por outras palavras, não seria a escolha certa, pelo menos por agora. Em qualquer caso, ser capaz de se comunicar do espaço já é uma maravilha da tecnologia. Quer seja via 4G, ou 5G, não importa, seria realmente impressionante. Não há dúvida de que isso deve simplificar significativamente o estabelecimento, e operação, da futura base lunar tão desejada pela NASA.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.