Firefox prepara-se finalmente para receber recurso presente no Chrome há mais de 1 ano

Firefox prepara-se finalmente para receber recurso presente no Chrome há mais de 1 ano

21 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Firefox vai finalmente receber suporte melhorado para o AV1

Segundo uma publicação no Bugzilla, a Mozilla Foundation está finalmente pronta para adicionar a aceleração de hardware para o formato de vídeo AV1 no seu navegador. Os programadores contam em implementar suporte melhorado ao AV1 na versão 100 do Firefox, que actualmente está programado para ser lançado no próximo dia 3 de Maio.

A aceleração de hardware para vídeo AV1 chega com vários benefícios visíveis para os clientes. O padrão desenvolvido pela Alliance for Open Media, e lançado inicialmente em Março de 2018, oferece melhor compactação de vídeo do que aquele que é oferecido pelo H.264 (cerca de 50%) e VP9 (cerca de 20%). A mudança do processamento de vídeo AV1, do software para o hardware, melhora a eficiência e reduz o consumo de energia, resultando numa melhor duração da bateria em tablets e laptops.

A Google e a Microsoft anunciaram o vídeo AV1 acelerado por hardware no Chrome, e Edge, no final de 2020. A Mozilla, por outro lado, não teve pressa em introduzir o seu suporte melhorado no Firefox. Embora seja fácil criticar a Mozilla por este movimento, a verdade é que há uma razão pela qual os programadores demoraram na sua implementação. O vídeo AV1 acelerado por hardware não é algo que possa adicionar a qualquer computador com Windows 10, e requer um PC com o hardware mais recente e poderoso. Segundo a Microsoft, o vídeo AV1 acelerado por hardware funciona em PCs com Windows 10, e 11, se os seguintes requisitos forem atendidos:

  • CPU: Intel Core de 11ª geração com Intel Iris Xe Graphics ou mais recente.
  • GPU: NVIDIA RTX 30 Series ou AMD Radeon RX 6000 Series com os drivers necessários.
  • Sistema Operativo: Windows 10 1909 ou mais recente.

Há alguns meses, a Mozilla afirmou que apenas cerca de 2% de todos os PCs atendem a esses requisitos, portanto, a aceleração de hardware para AV1 não era uma prioridade para eles. Agora o Firefox está pronto para alcançar a paridade de recursos com Edge e Chrome nesse sentido.

Firefox

O suporte melhorado do AV1 não é a única área em que a Microsoft, Google e Mozilla unem forças. Recentemente, os programadores anunciaram um novo esforço para melhorar a interoperabilidade dos navegadores para fornecer a mesma experiência consistente para todos os utilizadores, independentemente da sua plataforma ou navegador.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.