Firefox prepara-se para abandonar o suporte ao FTP

Firefox prepara-se para abandonar o suporte ao FTP

20 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

É utilizador do Firefox e faz uso do FTP? Então está na hora de começar a preparar uma alternativa ao Firefox, já que a Mozilla anunciou que se prepara para deixar de lado o suporte ao FTP, e isso acontecerá numa das futuras actualizações do seu navegador.

Quando o Firefox 77 for lançado, o suporte ao FTP será desactivado. A actualização para esse versão está agendada para chegar em Junho de 2020, e nesse momento, o FTP será desactivado por padrão, mas os utilizadores, e empresas, que desejarem poderão reactivá-lo manualmente nas configurações. A retirada final ocorrerá no início de 2021 com outra actualização.

Mas porque o fim do suporte ao FTP no Firefox?

"Fazemos isso por razões de segurança", disse Michal Novotny, um dos engenheiros da Mozilla. “O FTP é um protocolo inseguro e não há motivo para não preferir o HTTPS para baixar recursos. Além disso, parte do código FTP é muito antigo, inseguro e difícil de manter, e encontramos muitas vulnerabilidades de segurança no passado” , acrescentou.

O navegador da Mozilla vai assim juntar-se ao Chrome, que já anunciou a sua intenção de retirar o suporte ao FTP do seu navegador. No navegador da Google, o suporte irá desaparecer no Chrome 81, e completamente removido com o Chrome 82.