Firefox: Nova versão chega com novidade escondida
30 Agosto, 2023Ontem revelamos aqui que a Mozilla iniciou o processo de disponibilização da versão 117 do seu navegador, o Firefox. Entre as novidades que essa nova versão trás, revelamos que contem um recurso de tradução nativo mas que está desativo por padrão.
A verdade, o Firefox é o único navegador moderno e não contar, até ao momento, com um recurso de tradução nativo. Esse recurso permite que os utilizadores visitem qualquer página web, e que o navegador traduza para a sua língua materna o conteúdo desse site.
É um recurso muito útil, e à muito esperado pelos utilizadores do Firefox. Com a versão 117 isso passa a ser uma realidade, mas para isso precisa de ativar manualmente o recurso, mas apesar de funcionar bem, ainda se encontra em fase beta, por isso, não estranhe se encontrar alguns bugs.
Como ativar o tradutor no Firefox 117?
- Abra o navegador
- Escreva about:config na barra de endereços e click em Enter
- O navegador irá apresentar uma mensagem de alerta e click em Aceitar o Risco e Continuar
- Será apresentada uma nova janela de procura, e procure por browser.translations.enable
- No valor apresentado, troque de false para true, clicando no botão de alternar à direita
- Feche o navegador e volte a abrir e está feito
Agora só precisa de aceder a um site num idioma diferente do seu e clique no novo ícone no canto superior direito da barra de URL. Tudo o que precisa de fazer é clicar no botão “Traduzir”. Pode alterar o idioma de origem e o idioma de destino, se necessário.
Vale ressaltar que a ferramenta Mozilla tem a vantagem de funcionar localmente. Na verdade, não há solicitação a um serviço online para fazer esta tradução, e isso é realmente excelente para melhorar a privacidade.
Se não quiser seguir os passos simples acima, só precisa de esperar pelo Firefox 118, que já deverá chegar com o tradutor ativo por padrão. Se ainda não utiliza o Firefox, saiba que pode descarregar o mesmo de forma totalmente gratuita, aqui.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.