Firefox ganha um tradutor offline gratuito

Firefox ganha um tradutor offline gratuito

4 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Firefox recebe finalmente um tradutor

Há algum tempo que a Mozilla está a trabalhar num tradutor que funcione offline no Firefox, e agora chegou o momento de o poder utilizar. Esta é uma excelente alternativa ao Google Tradutor, ou de qualquer outra ferramenta online.

“Traduza os sites no seu navegador sem usar a nuvem”, diz a Mozilla sobre a sua ferramenta de tradução para o Firefox. Se estiver interessado, só precisa de descarregar esta expansão para que ele seja instalado no navegador. Então chega o momento em que precisa de descarregar os pacotes de idiomas que lhe interessam, e está feito. Tudo o que precisa de fazer é clicar no ícone dedicado no canto superior direito para traduzir a página em que está.

Este é o resultado do projecto Bergamota, financiado pela União Europeia, no qual a Mozilla colaborou com várias universidades para desenvolver um conjunto de ferramentas de aprendizagem de máquina que permitem a tradução offline. Normalmente, esse tipo de trabalho é feito em servidores, onde grandes modelos de linguagem (vários GB de comprimento e com uma quantidade impressionante de parâmetros) são implantados para traduzir a consulta de um utilizador. Aqui, o trabalho é feito directamente no seu computador.

A vantagem de usar este sistema da Mozilla no Firefox, é o respeito à privacidade. Usar, por exemplo, o Google Tradutor pode ajudar tecnicamente a Google a criar o seu perfil com base nas suas consultas. Isso poderia ajudá-los a mostrar anúncios segmentados. No cenário actual, isso não é possível.

Firefox

O problema como está é o número de idiomas suportados, já que a Google já implementou mais de 100 idiomas. Com o tradutor da Mozilla no Firefox, são apenas 12 idiomas no momento. Há Inglês, Espanhol, Estónio, Checo, Búlgaro, Norueguês (bokmål e nynorsk), Português, Italiano, Russo, Persa (farsi) e Islandês.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.