Firefox em queda livre é perde milhões de utilizadores em 3 anos

Firefox em queda livre é perde milhões de utilizadores em 3 anos

6 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Firefox ainda é o meu navegador de eleição, e provavelmente porque ainda não tive de me habituar a outro, e ao longo dos últimos 5 ou 6 anos tem sido o meu browser de eleição. No entanto, milhões de utilizadores abandonaram o mesmo em favor de outro browsers nos últimos 3 anos.

Segundo parece, em apenas 3 anos, o Firefox perde nada mais, nada menos, do que 50 milhões de utilizadores. No final de 2018 a Mozilla tinha anunciado que o seu navegador contava com 244 milhões de utilizadores, e esse numero caiu para 198 milhões no final do segundo trimestre de 2021. Ou seja, estamos a falar de 46 milhões de utilizadores de diferença.

E se tivermos em consideração que o ano de 2021 está a ser um ano em que as ferramentas voltadas para a privacidade tiveram um aumento acentuado na sua base de utilizadores, o Firefox está a experimentar um declínio constante, apesar de fazer uma forte (e correcta) aposta na privacidade.

Muitos navegadores de Internet (Chrome, Microsoft, Opera, etc.) contam com o Chromium. A Mozilla usa o seu próprio mecanismo de renderização (Gecko) com o Firefox. De certa forma, ele consegue oferecer uma alternativa real aos outros, mas parece que não está a ser capaz de se impor.

Firefox FTP 78 78.0.1

Firefox perde 50 milhões de utilizadores em 3 anos

Não é fácil de explicar a perda desses 50 milhões de utilizadores, mas a Google tem dado muito destaque ao Chrome, e esse é o navegador padrão dos dispositivos Android, alem de que o motor de pesquisa está sistematicamente a incentivar os utilizadores a instala-lo no PC. Depois temos o Microsoft Edge, que tem cada vez mais destaque no Windows 10, com o sistema operativo a fazer alertas constantes para o instalar... e essas podem ser só algumas das razões para essa perda de utilizadores.

A Mozilla se não quiser continuar a perder utilizadores deverá ter de arranjar forma de primeiro conseguir manter os que tem, e depois conseguir incentivar novos utilizadores a migrar para o Firefox, mas para isso precisa de argumentos realmente fortes, algo que neste momento não tem.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.