Firefox 92 vai chegar com algo que poderá não ser do agrado de todos

Firefox 92 vai chegar com algo que poderá não ser do agrado de todos

14 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Há alguns dias revelamos aqui que a Mozilla lançou o Firefox 91, e como sempre, a empresa já prepara o Firefox 92, que segundo novas indicações, chegará com um recurso que pode não ser do agrado de todos.

Assim, o Firefox vai começar a bloquear automaticamente downloads não seguros. Isso normalmente estará em vigor para todos os utilizadores Firefox 92, que tem o seu lançamento previsto para o próximo dia 7 de Setembro.

Mas o que é um download inseguro? são todos os ficheiros num link HTTP enquanto o site está em HTTPS e, portanto, fornece alguma insegurança. Um ficheiro num link HTTP pode tecnicamente (mas não necessariamente, felizmente) ser corrompido por hackers.

Os utilizadores do Firefox receberão um alerta se iniciarem downloads inseguros. O navegador dirá a eles que o download não ocorreu porque apresenta um risco potencial. Clicar no ponto de exclamação vermelho exibe uma opção para forçar o download, ou a opção de excluir o ficheiro. A opção de permitir o download só terá preferência se souber exactamente o que está a descarregar.

Firefox 92

Firefox 92 vai bloquear downloads inseguros

Quem quiser pode desactivar completamente esse comportamento do Firefox. Só terá que entrar em ABOUT:CONFIG na barra de URL, encontrar o valor DOM.BLOCK_DOWNLOAD_INSECURE e definir a sua escolha. True ativa o bloqueio por padrão, False desactiva o mesmo.

Segundo a Mozilla, 98,5% dos downloads feitos pelos utilizadores do Firefox Nightly são HTTPS. A maioria dos utilizadores portanto, não deve ver a mensagem de alerta.

O Google Chrome já tem esse comportamento de bloquear downloads inseguros, e desde a versão 86, que viu a luz do dia no ano passado.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.