Chega finalmente ao fim a greve dos argumentistas

Chega finalmente ao fim a greve dos argumentistas

25 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Writers Guild of America (WGA) vem discutindo com os estúdios e plataformas de streaming de Holywood, ou com a associação da indústria que os representa: a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) há quase cinco meses. Com isso, muitas produções de filmes e séries simplesmente pararam ou foram adiadas. Tal como a WGA anunciou oficialmente, foi alcançado um acordo provisório com os argumentistas.

O acordo com os argumentistas é provisório porque embora todas as questões tenham sido acertadas, o contrato final ainda precisa de ser elaborado e assinado. A WGA ainda não dá detalhes, mas afirma que o acordo é “extraordinário” e garante efetivamente o futuro dos argumentistas. No entanto, ainda não é possível dizer se foi alcançado um compromisso preguiçoso ou se foi alcançado um verdadeiro avanço. Porque o WGA e o AMPTP ainda não divulgaram qualquer detalhe.

Este último só pode ser feito quando o contrato for definitivo. Em seguida, tudo será repassado ao Conselho do WGAW e ao Conselho do WGAE. Lá será tomada a decisão final sobre se o novo contrato será aceite. Só então será determinado se ou quando a greve terminará. A votação da liderança do WGA está agendada para amanha, dia 26 de setembro.

Depois dos argumentistas, atores seguem com a sua greve

Pontos importantes na disputa com os estúdios de Hollywood e fornecedores de streaming foram o uso de inteligência artificial e a diminuição dos royalties das ofertas de streaming. No passado, os autores muitas vezes recebiam uma vida sólida através de repetições na televisão linear, mas nos últimos anos esta base ruiu significativamente devido ao streaming.

Apesar disso, a greve dos atores em Hollywood continua. Isto também envolve aspetos como inteligência artificial e deepfakes, bem como pagamentos de royalties a longo prazo.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.