Programador cria ferramenta que contorna a verificação TPM no Windows 11

Programador cria ferramenta que contorna a verificação TPM no Windows 11

1 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Microsoft criou uma polémica ao impor pré-requisitos para a instalação do Windows 11, e em particular, a verificação da presença de um chip TPM 2.0 que representa um problema e, portanto, deixa os PCs mais antigos de lado.

Mais recentemente, a Microsoft relaxou um pouco essas condições, e vai permitir que o Windows 11 seja instalado em PCs sem suporte, mas avisa que as actualizações não serão fornecidas e que certos problemas de compatibilidade podem ocorrer.

Para aproveitar ao máximo o Windows 11, será necessário ter um chip TPM 2.0, Secure Boot, bem como um CPU oficialmente compatível (menos de 3 anos para resumir).

Agora, um programador que é conhecido como AveYo, desenvolveu um software que contorna essas restrições. Integrado com o nosso bem conhecido MediaCrationTool, ele permite criar imagens de instalação do Windows 11 enquanto remove certos componentes de análise e, portanto, permite que instale o sistema operativo sem ser notificado sobre a incompatibilidades relacionadas à falta de hardware.

tpm

Windows 11: Software permite contornar a ausência do TPM

Resta saber se uma versão do Windows 11 instalada dessa forma irá permitir o acesso ao Windows Update. Parece que os primeiros testes estão a dar frutos, pois foi possível actualizar uma máquina virtual da Build 22449 para a Build 22463, apesar do hardware normalmente não suportado.

Se quiser ter acesso à ferramenta, e novas informações, basta aceder aqui.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.