Alerta: Falsos instaladores do Windows 11 estão a ser utilizados para distribuir malware
24 Julho, 2021No passado dia 28 de Junho a Microsoft lançou oficialmente aquela que foi a primeira versão Insider Preview do Windows 11, e até que a versão estável esteja pronta para ser lançada para as massas, a empresa vai disponibilizando novas versões para os utilizadores do seu programa beta.
A apesar de praticamente qualquer utilizador poder fazer parte do programa Insider Preview, da Microsoft, a verdade é que milhões de utilizadores em todo o mundo tentam arranjar forma de meter as suas mãos nos ISO’s, para poder instalar o mesmo nos seus dispositivos. E como nós sabemos dessa situação, os hackers também o sabem, e não iriam perder esta oportunidade.
Agora, o pessoal da Kaspersky está a revelar que estão a ser distribuídos, através da Web, falsos instaladores do Windows 11 que na verdade são malware que infectam os dispositivos dos utilizadores. Quando os utilizadores iniciam o processo de instalação através desse instalador, ele descarrega e executa outro executável. Ele também vem com um contrato de licença completo que afirma que alguns “programas patrocinados” serão instalados na sua máquina.
Malware a ser distribuído através de falsos instaladores do Windows 11
As pessoas que o aceitam passam a ficar com software malicioso instalado nos seus PCs, e em momento algum têm acesso ao Windows 11. A Kaspersky diz que esse software pode ser qualquer coisa, desde adware a cavalos de Tróia e programas que roubam suas credenciais. A empresa diz que enfrentou centenas de tentativas de infecção que utilizam essa técnica para supostamente distribuir o Windows 11.
A Kaspersky alerta ainda que os utilizadores interessados no Windows 11 devem usar os métodos oficiais para o instalar, como o Programa Windows Insider, mas que ainda assim não deve ser instalado no seu dispositivo principal, já que ainda pode causar problemas de estabilidade.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.