Falhas no Facebook mostrou-nos a forma como o IA vê as nossas fotografias

Falhas no Facebook mostrou-nos a forma como o IA vê as nossas fotografias

5 Julho, 2019 0 Por Joel Pinto

No passado dia 3, o mundo sentiu fortes dificuldades em utilizar todas as aplicações do grupo Facebook, onde incluímos o próprio Facebook, o seu mensageiro, o Instagram e até o WhatsApp. Foi mais uma falha que afectou os serviços do gigante das redes sociais... algo que começa a ser habitual, face às diversas falhas dos últimos meses. No entanto, a falha mais recente, mostrou-nos a forma como a Inteligência Artificial da empresa, vê as nossas fotos.

Para ser mais especifico, embora muitos não tenham conseguido ver as imagens dos serviços do Facebook, alguns utilizadores descobriram que foram substituídos por metadados, revelando assim como é que a empresa fundada por Mark Zuckerberg, usa a aprendizagem de máquina para analisar as nossas fotos.

Essa situação aconteceu com milhares (ou mesmo milhões de utilizadores). É só aceder à rede social Twitter, e verificamos os reportes sobre essa situação. Vou deixar abaixo alguns exemplos:

Zack Whittaker, que é um colega do TechCrunch, "brinca" com a situação, numa forma irónica:

Oh sim! Esqueci-me que o Facebook usa aprendizagem de máquina para marcar as nossas fotos com o que vê na foto.

Para ser justo, "uma pessoa, barba" é praticamente uma descrição exacta de mim.

Uma situação que é engraçada, mas é assustadora. Aos carecas como eu: Agora percebem porque é que muitas vezes somos bombardeados com publicações de empresas de transplantes capilares?

Mas há mais:

No relato que temos acima, era a foto de perfil de utilizador de alguém que se chama Brandon. Nessa foto, aparentemente, Brandon, está acompanhado por mais 3 pessoas, algumas delas a rir, estão em pé e na rua.

Fantástico não é? Ficamos a perceber o que tinha naquela foto, mesmo sem a ver... e a inteligência artificial também consegue identificar os animais...

Aparentemente é uma opção de acessibilidade para deficientes visuais

Saiba que, há três anos, o Facebook lançou esse recurso de metadados automático na forma de um recurso de acessibilidade para que os deficientes visuais? Para fazer isso, o Facebook usa o aprendizagem de máquina para gerar uma descrição e, subsequentemente, armazena metadados produzidos na tag Alt de fotos. Também é bem possível mostrar essas informações em qualquer foto publicada nos grupos da rede social, clicando com o botão direito do mouse numa imagem e, em seguida, clicando em "Inspecionar" ou "Examinar".

Então, a questão que fica no ar é, saber se o Facebook usa esses metadados gerados para recolher mais informações sobre os utilizadores, ou se só usa para fins comerciais.. ou sinceramente, e sabendo do que o Facebook é capaz, acredito que eles utilizam eles para tudo e mais alguma coisa.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.