Microsoft corrige 4 falhas de segurança no Windows 10 que já estavam em uso

Microsoft corrige 4 falhas de segurança no Windows 10 que já estavam em uso

15 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

Não existe nada melhor para a segurança dos utilizadores do que manter o seu sistema operativo devidamente actualizado. Seja num smartphone, tablet ou num PC, o nosso melhor conselho de segurança para um sistema de informações, é manter o sistema do mesmo actualizado. E com o Windows 10, isso não é diferente.

A Microsoft afirma ter resolvido 4 vulnerabilidades que permitia que um utilizador mal intencionado pudesse assumir o controlo de um PC remoto, ou local. Essas falhas de segurança que não foram resolvidas são chamadas de 0-Day. A Microsoft acabou de corrigir quatro problemas muito graves que permitiam que um invasor assumisse o controlo de uma máquina com o Windows 10 e, mesmo em alguns casos, o Windows 7. As duas primeiras vulnerabilidades identificadas como CVE-2020-1020 e CVE-2020-0938 afectam uma biblioteca DLL fornecida pela Adobe para gerir fontes. Um hacker pode executar acções como ler, modificar ou excluir dados ou até mesmo criar uma conta de administrador.

4 falhas de segurança no Windows 10 foram finalmente resolvidas pela Microsoft

A Microsoft confirmou que essas vulnerabilidades já estavam a ser usadas por hackers em conjunto com campanhas de phishing numa escala "limitada e direccionada". Essas falhas também afectam o Windows 7. A terceira vulnerabilidade de segurança, a CVE-2020-0674, usa o mecanismo de script carregado na memória e utilizado pelo Internet Explorer. O ataque assumiria a forma de um site roubado. Todas as versões do Windows são afectadas, o uso do Internet Explorer passa então a ser proibido.

Por fim, a última falha CVE-2020-1027 funciona localmente e concede direitos ao administrador do utilizador. A Microsoft, no entanto, não forneceu detalhes sobre as condições necessárias para a accionar. Três dessas falhas foram descobertas pelo grupo de segurança da Google. A quarta foi descoberta em conjunto pela Google e por pesquisadores da Qihoo 360, mais conhecido por seu pacote de segurança 360 Total Security.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.