Falha de segurança em CPUs da Qualcomm afeta milhões de dispositivos

Falha de segurança em CPUs da Qualcomm afeta milhões de dispositivos

7 Janeiro, 2023 0 Por Sandro Sotto

A Qualcomm pode produzir alguns dos melhores processadores do mercado, mas eles não são imunes a vulnerabilidades de segurança. Problema, os chips que impulsionam vários milhões de dispositivos em todo o mundo, são os mesmo que podem colocar muitos utilizadores a exposições quando uma dessas vulnerabilidades é explorada por um indivíduo mal-intencionado.

Infelizmente para este último, a empresa de segurança cibernética Binarly fez recentemente algumas descobertas perturbadoras. Ao analisar o firmware dos computadores Lenovo Thinkpad X13s, os especialistas realmente encontraram vestígios de 9 vulnerabilidades. No entanto, destas 9 vulnerabilidades, 5 dizem respeito mais especificamente ao processador Qualcomm que equipa o PC portátil. Na verdade, muitos outros dispositivos são afetados por essa falha.

Segundo a Binarly, o Microsoft Surface ARM, bem como vários dispositivos da Samsung ou mesmo alguns PCs do projeto Volterra também são afetados pela descoberta. “Segundo a opinião da Qualcomm, o número de chips afetados é considerável”, disse Alex Matrosov, CEO da Binarly, Este último acrescenta que um hacker que localizou essas falhas pode usá-las para executar o código remotamente. É o caso de 3 vulnerabilidades, consideradas de “risco severo”.

Qualcomm com algumas falhas de segurança

As demais falhas de segurança foram classificadas como “risco médio” e podem levar à fuga de dados. Segundo a Qualcomm, essas vulnerabilidades estão presentes no firmware dos seus chips desde novembro. Portanto, é imperativo atualizar o seu dispositivo assim que ele oferecer uma correção. Segundo Alex Matrosov, esta é a primeira falha de segurança desta magnitude em chips Snapdragon baseados em ARM.

FONTE

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.