Falha humana na origem dos problemas da Google na semana passada
6 Junho, 2019No passado domingo, dia 2 de Junho, os utilizadores dos serviços Google, um pouco por todo o mundo (apesar da maior incidência ter sido na Costa Leste dos Estados Unidos), tiveram grandes dificuldades em aceder aos mais variados serviços do gigante das pesquisas (como buscas, YouTube, G Suite), mas também de serviços de terceiros (como o Snapchat) que têm como base a oferta da Google Cloud.
O Google anunciou no dia seguinte que iria iniciar uma investigação para entender as causas dessa falha. Segundo a empresa que se explica numa publicação no seu blog, esse problemas aconteceu devido a uma mudança de configuração dos servidores. Inicialmente destinado a um pequeno lote de servidores numa única região, o patch foi implantado em vários servidores em diferentes regiões, o que os levou a “usar mais da metade da capacidade da rede disponível”, e por isso, indisponibilidade para milhões e utilizadores.
Como resultado, a rede ficou completamente congestionada. O YouTube teve uma queda de 2,5% nas visualizações por uma hora, enquanto o Google Cloud Storage viu o seu tráfego diminuir mais de 30%. Benjamin Treynor Sloss, vice-presidente de engenharia da Google, disse que a investigação não vai parar por aí, e que a empresa vai continuar a dar uma explicação aos utilizadores, sobre este problemas, em algum momento mais tarde.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.