Huawei AppGallery permite que aplicações pagas sejam descarregadas gratuitamente

Huawei AppGallery permite que aplicações pagas sejam descarregadas gratuitamente

19 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

13 semanas depois da sua descoberta a falha na Huawei AppGallery continua por resolver

Foi revelada uma falha na Huawei AppGallery, que é a loja de aplicações Android da gigante da China, que possibilita que um utilizador instale aplicações pagas de forma totalmente gratuita.

Num publicação feita por quem descobriu a situação, foi explicado que ele se deparou com essa violação por acaso, enquanto se estudava o funcionamento da Huawei AppGallery. Após verificação de uma qualquer aplicação gratuita, o programador conseguiu ter acesso um link para download, que estava no meio de outras informações relacionadas a essa aplicação.

Ao clicar neste link de download, ele conseguiu instalar a aplicação em questão. E como se tratava de uma aplicação gratuita, ele tentou verificar se o mesmo se passava com uma aplicação premium, ou seja, uma aplicação paga. “Desta vez eu tentei 3 aplicações diferentes. Ou melhor, 2 outras aplicações e 1 jogo. Consegui usar as aplicações com sucesso”, explica Dylan Roussel no seu blog, especificando que o jogo teve verificação de licença no lançamento, dificultando o seu uso.

“Não deveria ser possível descarregar aplicações pagas de forma gratuita sem qualquer verificação ou qualquer coisa. Embora actualmente não saiba se a vulnerabilidade foi usada activamente, se assim for, os programadores e a Huawei podem perder parte da sua receita”, alerta o mesmo.

Após sua descoberta, ele entrou em contacto com a Huawei. O grupo chinês comprometeu-se a corrigir a situação o mais rapidamente possível, pedindo ao seu correspondente que permaneça em silêncio por enquanto. O programador deu 5 semanas à empresa para corrigir essa falha.

Huawei AppGallery

Depois de finalmente esperar 13 semanas, Dylan Roussel resolveu divulgar a existência da violação. O especialista garante que a falha ainda está presente, apesar dos avisos enviados à fabricante.

“Os programadores que utilizam os serviços da Huawei também não foram informados”, lamenta o mesmo, quando esperava que esta questão com a Huawei AppGallery tivesse sido resolvido rapidamente.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.