Facebook volta a celebrar o Dia Internacional da Mulher
7 Março, 2019No próximo Dia Internacional da Mulher, o Facebook está a incentivar as pessoas a apoiar e celebrar as muitas contribuições que as mulheres de todo o mundo fazem nas suas comunidades diariamente, porque quando as mulheres lideram, todos progridem.
Em 2017, o Dia Internacional da Mulher foi o momento mais referido na rede social ao longo do ano. A energia para as causas femininas continuou em 2018 com as campanhas #timesup e #metoo, que galvanizaram as mulheres no Facebook. Ao longo dos últimos três meses, o Dia Internacional da Mulher ocupou um quarto da conversa no Facebook. Os jovens entre os 18 e os 24 anos estão a liderar a conversa a uma taxa três vezes superior do que outros tópicos no Facebook.
As mulheres estão a alavancar grupos de Facebook, angariadores de fundos e ferramentas para construir uma comunidade que realmente cause um impacto positivo, que hoje lhes agradecem pelo progresso que fizeram.
- Os grupos de Facebook permitem que as pessoas se conectem com praticamente tudo, incluindo interesses partilhados, causas e eventos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook e as pessoas chegam à rede social para criar e desenvolver comunidades de apoio que sejam significativas para elas. De facto, as mulheres têm 40% mais oportunidades de criar grupos que se tornam significativos para as pessoas.
- As pequenas empresas são a espinha dorsal da nossa economia. Globalmente, 43% das Páginas no Facebook são de mulheres, e que aumentou 21% desde o ano passado e aumentou mais de 94% anualmente desde 2015. Disto isto, as mulheres empreendedoras continuam a enfrentar barreiras especificas e persistentes para começar e fazer crescer os seus negócios, pelo que precisam do nosso apoio para encontrar comunidades que as ajudem. É por isso que o #SheMeansBusiness do Facebook tem como objetivo incentivar as mulheres a encontrarem a sua comunidade, ligando mulheres em pequenas empresas a oportunidades em todo o mundo.
- As angariações de fundos no Facebook permitem que as pessoas criem páginas dedicadas a uma causa, se reúnam em torno de um objetivo de angariação de fundos e disponibilizem ajuda necessária à sua comunidade quando necessário. As mulheres criam cerca de 70% do total de angariações de fundos no Facebook, uma forma rápida e impactante de as pessoas alcançarem os seus amigos e rapidamente impulsionarem a sua causa com doações rápidas e de fácil partilha.
Para continuar com o seu compromisso de empoderamento das mulheres, o Facebook está a lançar várias ferramentas e experiências que inspirem as pessoas a destacar as mulheres que tiveram um impacto nas suas vidas:
- A Campanha ‘Credit Her’, composta por um filme e uma série de seis episódios mais curtos, contará com mulheres notáveis de todo o mundo como Billy Jean King e Dr. Chien-Shiung Wu, que tiveram um grande impacto nas suas respetivas comunidades, embora possam não ser tão reconhecidas pelos seus feitos. Os filmes não só servirão como um grito de guerra para uma mudança real, mas também para disponibilizar às pessoas ferramentas para… ‘Credit Her’. O filme e os episódios estarão disponíveis em www.facebook.com/facebook.
- Mostre o seu apoio através de um conjunto de experiências, tais como cartões artísticos, molduras de fotografias e planos de fundo temáticos para inspirar as pessoas a expressarem-se de uma forma única. As pessoas são incentivadas a dar crédito às mulheres que impactaram as suas vidas ou as inspiraram. A experiência vai estar disponível através de uma mensagem no Feed de Notícias no dia 8 de março, ou através de www.facebook.com/iwd.
- Ligue-se e apoie uma mulher que lidere uma pequena empresa, através do #SheMeansBusiness, um programa criado pelo Facebook em 2016 e que apoia mulheres que lideram empresas. No dia 8 de março, o #SheMeansBusiness está a lançar um hub atualizado e a ferramenta ‘Community Finder’. Esta ferramenta ajudará as mulheres que lideram pequenas empresas a ligarem-se com comunidades em todo o mundo, fazendo ligações de valor e disponibilizando informação que ajudará a fazer crescer os seus negócios. Visite https://shemeansbusiness.fb.com para mais informações.
O Facebook espera que todos se juntem a este momento e celebrem as mulheres das suas vidas, que contribuíram para o sucesso, o elevaram e o inspiraram a si e a outros na sua comunidade.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.