Facebook tentou comprar ferramenta de Spyware para monitorizar utilizadores

Facebook tentou comprar ferramenta de Spyware para monitorizar utilizadores

4 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

Quem dos que está a ler este artigo e utiliza a rede social Facebook, nunca falou sobre algo, e pouco tempo depois um anuncio sobre o que falou apareceu na rede social? Parece-lhe algo normal não é? A verdade é que o gigante das redes sociais nega há muito tempo que está a espionar os seus utilizadores, mas informações recentes dão conta de que eles pelo menos tentaram.

Facebook tenta adquirir Spyware para espiar utilizadores

Segundo está a ser anunciado, o Facebook teria abordado uma empresa de spyware chamada NSO Group, na tentativa de comprar software que poderia ser usado para espiar os seus utilizadores.

Para quem não conhece, a NSO cria um software spyware chamado Pegasus. Este software pode ser usado para se infectar remotamente em smartphones e ter acesso aos dados desses mesmos smartphone, e é algo que já foi usado anteriormente pelos governos para invadir o WhatsApp. O Facebook está actualmente numa batalha legal com a NSO por causa do incidente de hackers do WhatsApp, que é como essas informações vieram agora à tona.

Numa declaração feita pelo CEO da NSO, Shaley Hulio:

“os representantes do Facebook declararam que o Facebook estava preocupado com o facto de seu método de recolha de dados do utilizador através do Onavo Protect ser menos eficaz em dispositivos Apple do que em dispositivos Android. Os representantes do Facebook também declararam que o Facebook queria usar os supostos recursos do Pegasus para monitorizar utilizadores em dispositivos Apple, e estavam dispostos a pagar pela capacidade de monitorizar os utilizadores do Onavo Protect.”

Mais tarde, o Facebook respondeu à declaração com a sua própria declaração:

“A NSO está a tentar distrair-se dos factos que o Facebook, e o WhatsApp, entraram no tribunal há mais de seis meses. A sua tentativa de evitar a responsabilidade inclui representações imprecisas sobre os seus spywares e uma discussão com pessoas que trabalham no Facebook.”

Se isso é verdade ou não, não está claro, mas as acções do Facebook ao longo dos anos certamente deixaram a empresa em mau estado com seus vários escândalos relacionados à privacidade.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.