Facebook vai punir sites e grupos que partilham notícias falsas

Facebook vai punir sites e grupos que partilham notícias falsas

11 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Todos nós sabemos que as noticias falsas (Fake News) podem ter muitas consequências para o mundo. Sejam elas politicas, religiosas ou de qualquer outro tipo, as noticias falsas são um dos maiores problemas da sociedade actual. E parece que o Facebook continua a sua luta contra esse tipo de conteúdo que são propagadas na sua plataforma. E por isso, a rede social revelou esta semana, novas medidas para o combate às notícias falsas.
O Facebook está a estabelecer um novo critério que permitirá localizar publicações provenientes de sites que são particularmente populares na sua plataforma, e portanto, bem referenciados na rede social – mas que na verdade têm pouca relevância em outros locais na Internet. Assim, se os sistemas encontrarem uma diferença clara – um sinal de que a popularidade do site em questão é inflada artificialmente – os algoritmos degradarão o seu nível de referência, de modo a que as suas publicações apareçam com menos frequência no feed de notícias dos utilizadores.

Além disso, o Facebook fará alterações para grupos. Aqueles que partilham regularmente informações falsas, as suas publicações aparecerão cada vez menos no feed de notícias. Segundo o próprio Facebook, também encontraremos um guia “Qualidade do grupo” que terá “uma visão global de conteúdo excluído ou denunciado por violação das regras de uso, mas também informações falsas publicadas pelo grupo”.

Finalmente, o Facebook dará um pouco mais de contexto para que os utilizadores possam ter uma ideia da confiabilidade de uma midia. Isso incluirá financiamento, propriedade e compromissos éticos.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.