Facebook admite que ouve as conversas dos utilizadores do Messenger

Facebook admite que ouve as conversas dos utilizadores do Messenger

14 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

Numa reacção enviada ao pessoal da Bloomberg, o Facebook admite que escuta as conversas de áudio de alguns utilizadores da sua aplicação de mensagens, o Facebook Messenger. Uma prática que o Facebook diz ter sido suspensa tal como fizeram por exemplo, a Apple e a Google.

Facebook admite que ouve conversas dos utilizadores

Esta confissão vem no seguimento das revelações sobre a escuta por humanos das gravações de áudio dos assistentes de voz da Amazon, Apple, Google ou recentemente pela Cortana e do Skype (através da aplicação de tradução de serviço) da Microsoft.

O Facebook justifica que, para os utilizadores envolvidos, eles tenham escolhido a opção de transcrição das suas discussões de voz na aplicação Messenger, o que também implica acesso ao microfone.

A missão de quem ouvia as conversas era de verificar a interpretação correta das mensagens anónimas pela inteligência artificial do Facebook. Explicações agora amplamente conhecidas que revelam uma prática generalizada com alguns sistemas de inteligência artificial (para treinar os mesms), excepto que a transparência numa contribuição do ouvido humano, é no mínimo, mais uma vez questionável.

Facebook ouve conversas

No  seu artigo, a Bloomberg escreve que  "o Facebook pagou aos contratados para transcrever as conversas de áudio de utilizadores, e que alguns desses funcionários - sob condição de anonimato - expressaram as suas preocupações com a ética." Eles também desconheciam a origem das conversas e para que fim se destinavam.

A Bloomberg faz ainda referencia à nova multa recorde de 5 biliões de dólares, imposta ao Facebook pela Federal Trade Commission, em conexão com a obtenção do consentimento explícito dos utilizadores para partilhar os seus dados.

Porque o Facebook ouve conversas dos utilizadores?

O chefe e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg rejeitou uma teoria conspiratória de que o grupo ouve o microfone dos utilizadores, para disponibilizar publicidade direccionada. O Facebook posteriormente especificou que o acesso ao microfone é possivelmente feito apenas como parte de uma autorização do utilizador, como para os recursos de correio de voz.

Esta teoria da conspiração não foi verificada pela Bloomberg. O certo é que ouve pessoas que foram autorizadas a ouvir certas gravações com o suposto consentimento dos utilizadores, desde que estes se mantivessem anonimos. No entanto, essa prática mostra uma clara falta de respeito pelos utilizadores, e acima de tudo uma clara violação da privacidade dos mesmos.

Facebook - Facebook admite que ouve as conversas dos utilizadores do Messenger

Não consigo perceber até onde o Facebook vai conseguir ir, tudo de mau lhes acontece, e porque eles próprios se submetem a isso. Será que isto um dia vai ter fim? Não me parece.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.