Facebook não parece muito interessado em disponibilizar criptografia nas suas aplicações

Facebook não parece muito interessado em disponibilizar criptografia nas suas aplicações

3 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Há algum tempo que os utilizadores do Facebook Messenger e do Instagram Direct aguardam pela criptografia de ponta a ponta nas aplicações, embora todos esperassem que essa actualização de segurança já tivesse chegado. E agora ficamos a saber que isso não acontecerá nos próximos tempos.

O gigante das redes sociais explica que isso não acontecerá antes de 2022, embora a empresa diga que isso aconteceria apenas "no mínimo". Por outras palavras, o Facebook não parece muito interessado em disponibilizar a criptografia de ponta a ponta no Facebook Messenger e no Instagram Direct.

“Também estamos a trabalhar muito para trazer a criptografia padrão de ponta a ponta a todos os nossos serviços de mensagens. Isso protegerá as mensagens privadas das pessoas e fará com que apenas o remetente e o destinatário, nem mesmo nós, tenham acesso às suas mensagens”, explica a empresa em comunicado hoje. “Embora esperemos fazer mais progresso na criptografia de ponta a ponta padrão para o Messenger e Instagram Direct este ano, é um projecto de longo prazo e não estaremos totalmente criptografados de ponta a ponta até em 2022, no mínimo. Além disso, os recursos de segurança que já introduzimos são projectados para funcionar com criptografia de ponta a ponta e planeamos continuar a criar recursos de segurança fortes para os nossos serviços ”.

tratado redes sociais Facebook 267 milhões Criptografia

Criptografia de ponta a ponta não chegará ao Facebook Messenger e Instagram Direct antes de 2022

O Facebook continua, e explica que as pessoas querem totalmente controlos de privacidade e segurança, e é por isso que se está a concentrar tanto nessas actualizações.

Mas, por outro lado, é um pouco surpreendente ver o Facebook necessitar de tanto tempo para trazer uma actualização tão importante para os seus serviços, especialmente devido à grande base de utilizadores que tem pedindo a criptografia de ponta a ponta, há anos.

“Devemos considerar maneiras de dar às pessoas mais configurações e recursos de privacidade nas nossas aplicações de mensagens. Isso também requer um design de produto cuidadoso e educação do utilizador para tornar os recursos fáceis de encontrar, e usar ”, diz o Facebook.

FONTE