Facebook Messenger prepara-se para receber muitos e novos recursos nos próximos meses

1 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Os próximos meses deverão chegar recheados de novidades para o Facebook Messenger: na véspera da conferência anual F8 2019, o Facebook anunciou a chegada de uma nova aplicação para macOS e Windows 10, recursos sociais “privados” em consonância com o novo visual de “sala de estar digital”expressa por Mark Zuckerberg há alguns meses, e o Project LightSpeed, que promete uma aplicação móvel completa, com menos de 30 MB, e muito mais reativa.

O anúncio foi oficializado ontem, numa publicação que foi removida, e voltada a colocar online. É provável que alguém tenha simplesmente lançado o anuncio antes da hora, e como a conferencia F8 já iniciou oficialmente, voltaram a colocar online. De qualquer forma, aqui estão mais alguns detalhes para cada um dos tópicos macro:

  • Projeto LightSpeed representa uma re-gravação do zero da plataforma, que promete maior velocidade e leveza. O Facebook diz que a nova aplicação será aberta em menos de dois segundos, sem renúncia de recursos e recursos (ao contrário do Messenger Lite disponível no momento). A redução de tamanho é considerável, considerando que axtualmente uma instalação do Messenger pesa pouco menos de 100 MB.
  • O Messenger Desktop chegará ao MacOS e ao Windows 10 até o fim de 2019 e também será, neste caso, uma aplicação completa com todos os recursos, incluindo chamadas de vídeo e de grupo. Não está claro se será baseado no novo código LightSpeed; No entanto, o Facebook disse que os primeiros testes já estão em andamento.
  • Os vídeos assistidos em conjunto com os amigos através da Internet é uma função do que já foi discutido no passado. A Google apresentou isso no Uptime, uma aplicação experimental criada pela incubadora interna Area 120. A ideia é que, além do vídeo, haja uma caixa menor na parte inferior que mostre o interlocutor, com a possibilidade de comentar a tempo real o que acontece no vídeo e no chat. Se também tem uma irmã que mora longe com quem partilha uma certa obsessão com Game of Thrones, não achará difícil neste momento capturar o potencial da funcionalidade. Mesmo neste caso, o timing é vago: o Facebook simplesmente diz que a função já está a ser testada e que será lançada ainda este ano.

Alem de tudo isto, o Facebook renova o seu compromisso de tornar a criptografia end-to-end a opção padrão no novo Messenger – uma mudança que, além de aumentar naturalmente a segurança da plataforma, terá o valor agregado de melhorar a integração com outros produtos da empresa.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.