O Facebook Messenger está de dieta

O Facebook Messenger está de dieta

4 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Quando em 2011 o Facebook tornou o Messenger numa aplicação dedicada, o seu objectivo era criar uma experiência de mensagens rica em recursos. Posteriormente foram adicionando novo recursos, como as videochamadas, GIFs, partilha de localização e muito mais. E enquanto as pessoas desfrutavam desses recursos, a aplicativo ia ficando cada vez mais pesada e complicada, e a sua arquitectura ficava cada vez mais complexa.

Facebook torna o Messenger mais leve e mais rápido

As pessoas recorrem a aplicações de mensagens durante todo o dia para manter contacto com as pessoas de quem mais gosta, por isso é importante que a aplicação seja carregada rapidamente, e simples de utilizar. Logo após o Messenger 4, o Facebook iniciou uma jornada para simplificar, e reprojetar, a aplicação, chamado internamente de Projeto LightSpeed, e agora a empresa anuncia a reconstrução da aplicação para o iOS, desde o início. Desde segunda feira, começou a ser lançada uma aplicação do Messenger mais rápida, menor e mais simples no iOS, que deverá durar algumas semanas a chegar a todos. O Messenger carregará duas vezes mais rápido e terá um quarto do tamanho original.

O Facebook afirma saber o quanto a velocidade e a confiabilidade são importantes quando conversamos com familiares, e amigos, ao longo do dia. Por isso, redesenharam a aplicação com isso em mente.

  • Mais rápida: a velocidade pode não importar tanto se abrir uma aplicação apenas uma ou duas vezes por dia para jogar ou assistir a um filme, mas faz uma enorme diferença quando abre uma aplicação várias vezes por dia, para responder a mensagens das pessoas que mais importam.
  • Menor: uma aplicação menor significa que o Messenger inicia, descarrega e actualiza mais rapidamente para todos, incluindo pessoas que usam a aplicação em dispositivos mais antigos ou em áreas com menor conectividade, onde cada kilobyte conta.
  • Mais simples: a aplicação foi simplificada, mantendo-a rica em recursos e facilitando a criação de experiências melhores pelos engenheiros do Facebook. Por exemplo, reduziram a lista de contactos de 40 versões para uma que funcione de forma consistente na aplicação. Isso não apenas ajuda na carga cognitiva das pessoas, mas também significa que os engenheiros não precisam de construir novas experiências desde o início.

Simplificar a aplicação iOS para torná-la mais rápida e menor não foi tarefa fácil quando mais de um bilião de pessoas confiam no Messenger. O código principal do Messenger foi reduzido em 84% - passando de 1,7 milhão de linhas de código para 360.000 - e reconstruiram os seus recursos para ajustar uma nova infraestrutura simplificada. Menos linhas de código tornam a aplicação mais leve e responsiva, e uma base de código simplificada significa que os engenheiros podem inovar mais rapidamente. Como parte da reconstrução, alguns recursos estarão temporariamente indisponíveis, mas a empresa afirma estar a trabalhar para trazê-los de volta, em breve.

O LightSpeed ​​não apenas torna a aplicação mais rápida, menor e mais simples para os utilizadores, como também estabelece as bases para cumprir a sua visão de mensagens privadas e interoperabilidade entre aplicações, permitindo escalar as suas experiências com mensagens no futuro.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.