Facebook Messenger: todas as conversas criptografadas até ao final do ano

Facebook Messenger: todas as conversas criptografadas até ao final do ano

24 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Embora a criptografia ponta a ponta (E2EE) já seja padrão na grande maioria das principais plataformas de mensagens, a verdade é que nem todos os produtos da Meta contam com o mesmo. O Facebook Messenger, por exemplo, só começou a oferecer a opção E2EE para chats e chamadas em grupo no ano passado, antes de o recurso ser lançado para mais testadores no início deste ano.

No entanto, o WhatsApp, por sua vez, destaca regularmente a sua criptografia ponta a ponta. Para acabar com esta disparidade, a Meta finalmente anunciou que o padrão de criptografia ponta a ponta (E2EE) estará disponível por padrão para todos os utilizadores do Facebook Messenger até ao final do ano.

As mensagens privadas do Messenger e do Instagram foram originalmente projetadas para funcionar através de servidores. Nesse sentido, os servidores da Meta atuam como uma porta de entrada entre o remetente e o destinatário da mensagem. Infelizmente, com o E2EE, a Meta deixará de contar com o apoio dos servidores para processar e validar mensagens. Por esse motivo teve que redesenhar todo o sistema para fazê-lo funcionar sem os servidores.

O novo sistema protege as conversas contra espionagem e interceção com criptografia de chave pública, o que significa que ninguém, nem mesmo as autoridades, pode aceder às conversas. Ao mesmo tempo, o seu histórico de mensagens também será criptografado, e é por isso que a Meta descreveu essa transição como um “quebra-cabeça de engenharia incrivelmente complexo e difícil”.

Facebook Messenger finalmente totalmente criptografado

“A partir de hoje, os chats de milhões de pessoas no Facebook Messenger serão atualizados para padrões de criptografia mais fortes como parte dos nossos testes contínuos de criptografia de ponta a ponta (E2EE). Ainda estamos no caminho certo para lançar a criptografia de ponta a ponta por padrão para conversas entre amigos e familiares no Messenger até o final do ano. À medida que aumentamos a escala dos testes, queríamos fornecer uma atualização sobre como abordamos esse grande e complexo desafio técnico”, anuncia Meta numa publicação no seu blog.

A Meta também disse que estava a testar a recuperação de chats criptografados no dispositivo, pedindo aos utilizadores que configurassem um PIN ou gerassem um código. Ela também está a testar uma opção de fazer backup de chats em serviços de armazenamento em nuvem, como iCloud ou Google Drive.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.