Facebook cada vez menos popular entre os adolescentes
12 Agosto, 2022 0 Por Joel PintoUm estudo recente realizado por Pew Research Center, dá conta de que a rede social Facebook é cada vez menos popular entre os adolescentes. Assim, segundo o estudo, apenas 1 em cada 3 adolescentes utiliza essa rede social com frequência.
Neste ano de 2022, o rei dessa faixa etária é o Youtube e o TikTok, que passam a ser as plataformas preferidas dos mais jovens. Segundo o estudo, a proporção de americanos, entre os 13 e os 17 anos, que visitam o Facebook caiu de 71% em 2015 para 32% em 2022. O TikTok, por sua vez, é utilizado às vezes por 67% dos adolescentes nos Estados Unidos e quase constantemente por 16%. A aplicação do grupo chinês ByteDance só foi lançada internacionalmente em 2017, mas os seus vídeos curtos e cativantes, classificados de acordo com os gostos de todos por poderosos algoritmos, estão a desfrutar de um sucesso fenomenal, amplificado pelos confinamentos durante a pandemia.
A plataforma enfrenta acirrada concorrência das redes sociais, que tiveram que se adaptar para não abrir mão de muito terreno. O seu formato de vídeo foi copiado pelo Facebook, Instagram e até pelo YouTube.
No entanto, o YouTube ganha o prémio, já que 95% dos adolescentes americanos dizem que o usam com muita frequência. O Instagram cresceu de 52% para 62% dos utilizadores dos 13 aos 17 anos (desde 2015), e o Snapchat está logo atrás com 59%, em comparação com 41% de há sete anos.
“As pessoas têm muitas opções para passar o tempo. E aplicações como o TikTok estão a crescer muito rapidamente”, disse Mark Zuckerberg, chefe da Meta, em Fevereiro passado. A gigante das redes sociais acabava de apresentar resultados pouco lisonjeiros, depois de perder utilizadores pela primeira vez na sua plataforma, o Facebook.
Adolescentes cada vez menos interessados no Facebook
O TikTok, por sua vez, acredita que não está a jogar no mesmo campo:
“Somos uma plataforma de entretenimento”, disse Blake Chandlee, gerente sénior de aplicações, em entrevista à CNBC no passado mês de Junho. “O Facebook é uma plataforma social”, acrescentou o líder, que passou 12 anos no Facebook. “O seu core business são os seus algoritmos baseados em relações sociais”.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.