Plágio leva Facebook a ser multado em quase 4 milhões de euros

Plágio leva Facebook a ser multado em quase 4 milhões de euros

6 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

A justiça italiana multou o Facebook em quase 4 milhões de euros, para ser mais correto, 3,83 milhões de euros, por este ter copiado um recurso de uma aplicação móvel. A quantia deve ser paga ao grupo italiano de competência empresarial, que é responsável pela aplicação original.

A Business Competence oferece uma aplicação móvel chamada Faround. Essa aplicação permite aos utilizadores localizar geograficamente lojas, bares e restaurantes nas proximidades de onde o utilizador se encontra. O grupo italiano sentiu que o Facebook copiou a sua ideia com o recurso “Proximidades”, e levou o caso à justiça. A justiça, por sua vez, provou que eles tinham razão, e aplicou a multa de 3,83 milhões de euros ao Facebook.

No caso do Facebook, o recurso “Proximidades” permite que o utilizador partilhe a sua localização com os seus amigos. Isso envolve a ativação do histórico de localização, e está disponível na sua aplicação para dispositivos Android e iOS.

Facebook multado por causa de Plágio

A decisão do tribunal italiano manteve uma sentença que vinha de 2019, no entanto, após um recurso do Facebook, levou a mesma a aumentar a quantia indemnizatória, por causa do plágio do Facebook à aplicação do Business Competence. O montante inicial era de 350.000 euros, que passou para os 3,83 milhões de euros.

Em informação ao pessoal da Agencia Reuters, o Facebook decidiu não fazer muitos comentário sobre a decisão do tribunal italiano, limitando-se a afirmar que

"Recebemos a decisão do Tribunal e estamos examinando-a com cuidado"

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.