Tem o Facebook no iPhone? Especialistas em segurança pedem que desinstale urgentemente

Tem o Facebook no iPhone? Especialistas em segurança pedem que desinstale urgentemente

25 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

Segundo os especialistas em segurança Talal Haj Bakry e Tommy Mysk, a aplicação iOS do Facebook espia descaradamente os utilizadores do iPhone. Segundo os especialistas que foram entrevistados pela Forbes, a rede social usa dados do acelerómetro sem notificar os utilizadores.

Este sensor é capaz de registar acelerações, mas também choques e movimentos. Integrado ao iPhone, ele detecta a orientação do smartphone e os seus movimentos. É graças ao acelerómetro que o ecrã gira quando segura o iPhone na horizontal ou quando o iPhone é capaz de calcular o número de passos dados num dia. Ele também desempenha um papel importante na estabilização da imagem ao tirar uma fotografia.

Aparentemente, a rede social recorre ao acelerómetro quando o utilizador se recusa a partilhar a sua localização.

“O Facebook lê dados do acelerómetro o tempo todo. Se não permitir que o Facebook aceda à sua localização, a aplicação ainda pode deduzir a sua localização exacta agrupando-o com utilizadores que correspondam ao mesmo padrão de vibração registado pelo acelerómetro do seu telefone”, explicam os dois especialistas.

Graças a este sensor, a aplicação não é apenas capaz de descobrir a sua posição geográfica. “As aplicações podem determinar a frequência cardíaca ou os movimentos”, afirmam ainda os especialistas.

Facebook

Aplicação do Facebook para iPhone tem acesso a mais informação do que imagina

Os especialistas recomendam desinstalar a aplicação do iPhone. Se não quiser privar-se da rede social, consulte o seu feed de notícias através de um navegador da web, como Safari ou Chrome. Essa solução alternativa impede que o Facebook recolha dados através do acelerómetro.

Não é novidade que todas as aplicações relacionadas ao Facebook se permitem explorar os dados do acelerómetro, nomeadamente Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. Por outro lado, este não é o caso de aplicações concorrentes, incluindo TikTok, WeChat, iMessage, Telegram e Signal.

Contactado pela Forbes, o Facebook admite explorar dados do acelerómetro:

“Usamos os dados do acelerómetro para ter certeza de que certos tipos de recursos relacionados à câmara, como o movimento panorâmico de uma foto de 360 ​​graus ou da câmara, estão a funcionar”, explica o gigante americano, sem mencionar o rastreamento.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.