Facebook trabalha em aplicação de exportação de conteúdo multimédia

Facebook trabalha em aplicação de exportação de conteúdo multimédia

3 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

O Facebook esta a trabalhar, e a testar, uma nova ferramenta que facilitará a transferência de conteúdo multimédia, leia-se fotos e vídeos, armazenado na rede social para outros serviços. O primeiro passo é a possibilidade de o fazer com a popular ferramenta Google Fotos. Os testes iniciais começaram com os utilizadores irlandeses, mas a rede social afirma que durante o primeiro semestre de 2020, ela ficará disponível globalmente.

Vai ser mais fácil exportar o conteúdo multimédia do Facebook

O utilizador pode aceder à nova ferramenta nas configurações do Facebook, a mesma secção que permite descarregar as nossas informações pessoais. Os dados serão transferidos de forma criptografada e o utilizador precisará de digitar uma password antes de iniciar a operação. Sendo uma ferramenta que está em fase de desenvolvimento, os próximos meses serão úteis para recolher feedback dos utilizadores, para que possam fazer melhorias, e ajustes, na ferramenta.

O desenvolvimento da ferramenta faz parte do Projeto de Transferência de Dados de código aberto, inaugurado em 2018 e no qual participam os principais gigantes da Web (Twitter, Microsoft, Google e outrs), com o objectivo de simplificar actividades de transferência de dados entre as principais plataformas que as recolhem.

Facebook conteúdo multimédia

Esquematizando o aspecto técnico, as APIs de um serviço são traduzidas por "adaptadores" especiais num formato interoperável, para que, por exemplo, os dados dos serviços do Facebook possam ser facilmente lidos pela Google e vice-versa. Foi criado para atender a uma solicitação expressa do RGPD - a legislação europeia para a protecção de dados pessoais que entrou em vigor em Maio de 2018 - que fornece a necessidade de adoptar ferramentas específicas para facilitar a portabilidade de dados entre diferentes serviços.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.