Facebook: cuidado com a mensagem falsa… não tem de copiar e colar nada
14 Novembro, 2023 0 Por Joel PintoO Facebook muitas vezes esconde armadilhas tão óbvias que por vezes tornam-se difíceis de identificar para muitos utilizadores, principalmente para quem depende diariamente da rede social sem, no entanto, ter um conhecimento profundo da web. Torna-se então difícil impedir publicações fraudulentas como a que se tem espalhado nos últimos dias no nosso país, e que convida os utilizadores a copiar e colar uma mensagem para que a rede social não possa utilizar os nossos dados.
Circula uma falsa publicação no Facebook: Não a partilhe
Todos se definem publicamente como contra as correntes, mas no final muitos caem nas mesmas, enviando mensagens questionáveis a todos os seus contactos ou publicando mensagens na sua própria conta. Sejamos claros: não é um vírus, nada de perigoso acontece ao clicar no texto, a não ser a disseminação de falso conteúdo que nada mais faz do que alimentar teorias da conspiração e desestabilizar a web e o pensamento dos utilizadores.
No entanto, é preocupante a velocidade com que a mensagem se multiplica, emblema de uma educação digital deficiente. Só de pensar na forma como a mensagem está escrita, já deveria ser suficiente para alarmar os utilizadores. Mas não é só isso: antes de copiar e colar o texto para republicá-lo em seu próprio nome, seria boa ideia obter informações de fontes mais confiáveis do que de um amigo que por sua vez copiou e colou de outro amigo.
Se isto fosse feito, aprenderíamos que – apesar de todas as críticas que podem ser feitas ao Facebook – não existe qualquer ponto nos seus termos que permita que a rede social utilize as suas fotos, informações pessoais, mensagens ou publicações… a não ser para publicidade direcionada. Ainda assim, estamos perante uma rede social, onde nada é absolutamente obrigatório, mas os seus dados pessoais são geridos como esperado nos seus Termos e Condições, que estão disponíveis para consulta na plataforma. Alem disso, até essa publicidade direcionada já não é obrigatória, e para isso só precisa de pagar uma assinatura mensal de sensivelmente 10 euros por mês.
Mas afinal qual é a mensagem em questão? Aqui fica:
Não se esqueça que amanhã começa a nova regra do Facebook (também conhecida como… novo nome META) onde eles podem usar as suas fotos. Não se esqueça que o prazo é hoje!!!
Não dou permissão ao Facebook ou a quaisquer entidades associadas ao Facebook para utilizar as minhas fotos, informações, mensagens ou publicações, passado e futuro.
Com esta declaração, notifico o Facebook que é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e/ou no seu conteúdo. A violação da privacidade pode ser punida por lei
NOTA: o Facebook agora é uma entidade pública. Todos os membros devem publicar uma nota como esta.
Pode copiar e colar esta versão se preferir. Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez, ela permitirá tacitamente o uso das suas fotos, bem como as informações contidas no seu perfil e atualizações de status.
NÃO COMPARTILHE. Copie e cole.
Aqui está como proceder:
Segure o dedo em qualquer lugar desta mensagem e “copiar” aparecerá. Clique em “Copiar”. Depois vá a sua página, crie uma nova publicação e coloque o dedo em qualquer lugar do campo em branco. “Colar” vai aparecer e clicar em Colar.
Isto vai contornar o sistema…
Que não faz nada consciente!
O primeiro paragrafo já revela o grau de conhecimento de quem criou essa mensagem. É que o Facebook não mudou, nem vai mudar, de nome. Meta é uma empresa no qual o Facebook faz parte, bem como o Instagram, o WhatsApp e até o Threads, uma rede social que ainda não está disponível oficialmente em Portugal.
Não partilhem essas mensagens, já que apesar de não ter nada de perigoso, apenas está a espalhar falsas informações.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.