Facebook bloqueia milhares de contas que não têm autenticação em dois factores activo

Facebook bloqueia milhares de contas que não têm autenticação em dois factores activo

19 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

O Facebook já tinha informado que isto ia acontecer

No final do ano passado, o Facebook anunciou a obrigação de activar a autenticação de dois factores para determinadas contas. Com esta medida de segurança, incluída no programa Facebook Protect, a rede social alegou querer proteger “defensores de direitos humanos, jornalistas ou funcionários do governo” contra possíveis hackers.

O Facebook Protect ajuda esses grupos de pessoas a adoptar protecções de segurança de conta mais fortes, como autenticação de dois factores, e monitoriza possíveis ameaças de hackers”, detalha a rede social de Mark Zuckerberg no seu site, lamentando que a autenticação de dois factores seja amplamente subutilizada pelos utilizadores da Internet.

No início deste mês, a rede social entrou em contacto com os utilizadores mais vulneráveis ​​para pedir que activassem o programa Facebook Protect antes do dia 17 de Março:

“A sua conta requer segurança avançada do Facebook Protect”, explicou a rede social num e-mail.

Infelizmente, muitos utilizadores afectados pelo programa não levaram em conta esse e-mail. Como tal, rede social decidiu impor a autenticação de dois factores à força . A plataforma bloqueou as contas de utilizador, e para recuperar o acesso à sua conta os indivíduos envolvidos devem obrigatoriamente activar o Protect.

Facebook Spyware

Sem surpresa, a rede social detalha o processo de activação numa mensagem de aviso que aparece no ecrã assim que se tentar ligar. Infelizmente, acontece que esse processo está repleto de bugs. Segundo alguns relatos que aparecem na web, os códigos enviados por SMS, ou e-mail, nunca chegam ao seu destino, o que impossibilita a activação da dupla autenticação.

Outros utilizadores afirmam que a activação do Facebook Protect não desbloqueou a sua conta. E por enquanto, a Meta ainda não reagiu às reclamações dos internautas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.