Facebook aponta o dedo à Apple e acusa-a de falta de transparência
30 Agosto, 2020Recentemente, o Facebook começou a oferecer a oportunidade de os gestores de páginas de criar eventos online pagos para ganhar algum dinheiro, e por enquanto a rede social não cobra qualquer taxa sobre esses eventos. No entanto, isso não significa que os gestores não tenham de pagar uma taxa sobre os seus lucros, já que a Apple não abdica da sua comissão de 30% se os pagamentos forem processados através do seu ecossistema. E por esse motivo, a rede social acusa a Apple de falta de transparência com os empresários e utilizadores.
O Facebook queria informar os empreendedores, e acima de tudo, os seus clientes, que eles teriam que deduzir uma parcela da sua receita, pelo menos se os pagamentos viessem dos utilizadores do iOS. Isto porque a Apple cobra 30% de taxa sobre todo, e qualquer, pagamento efectuado através da sua plataforma. No entanto, a Apple proibiu o Facebook de fazer uma referencia a essa taxa, e segundo a empresa da maça, os programadores não devem fornecer aos utilizadores informações “irrelevantes”.
A rede social explica:
“Agora, mais do que nunca, devemos dizer às pessoas para onde está indo o seu dinheiro, que deveria servir para ajudar as pequenas empresas. Infelizmente, a Apple proibiu-nos de ser transparentes sobre a sua taxa de 30%. Ainda estamos a trabalhar para disponibilizar essas informações para todas as nossas aplicações.”
Facebook acusa a Apple de ser inflexível
A verdade, é que a própria Apple não quis fazer qualquer comentário publico sobre este assunto. Mas segundo as suas próprias declarações, o Facebook havia pedido à Apple que renunciasse à sua comissão de 30% sobre essas transacções em favor das pequenas empresas / freelancers. No entanto, segundo o Facebook, a Apple rejeitou esse pedido de imediato, e é por esse motivo que o Facebook queria aponta o dedo à Apple.
Deve-se notar que o Facebook certamente não é um santo, e gostaria de usar essa oportunidade para passar a ser o bom da fita, assim como fez a Epic. Mas como todos sabem, o Facebook não gosta de ceder parte dos seus ganhos à Apple, e não quis deixar fugir esta oportunidade, e os recentes problemas da Apple com o Epic, para picar ainda mais a empresa da Maça.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.