Facebook anuncia o fim do reconhecimento facial na sua aplicação: Conheça o que muda

Facebook anuncia o fim do reconhecimento facial na sua aplicação: Conheça o que muda

3 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Em 2010 o Facebook anunciou o seu programa de reconhecimento facial, e agora a empresa anunciou que esse programa chegou ao fim, será encerrado e todas as informações recolhidas serão apagadas.

Inicialmente, o reconhecimento facial no Facebook permitiu que a rede social tentasse detectar uma determinada pessoa nas fotos. Em seguida, os utilizadores sugeriram “é [nome da pessoa]?”, e ontem a plataforma de Mark Zuckerberg anunciou que vai mudar completamente o foco.

Mas porque essa mudança repentina?

“Existem muitas preocupações sobre o lugar da tecnologia de reconhecimento facial na sociedade, e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que regem o seu uso”, Explica o Facebook. “Neste contexto de incerteza permanente, acreditamos que seja adequado limitar o uso do reconhecimento facial a um número limitado de casos de uso”, continua o serviço.

reconhecimento facial

É o fim do reconhecimento facial no Facebook

O Facebook vai remover os modelos individuais de reconhecimento de mais de um bilião de pessoas, e isso já dentro de algumas semanas. Além disso, a rede social diz que mais de um terço dos seus utilizadores activos diários optaram pelo reconhecimento facial.

Ao chegar, o Facebook não reconhecerá mais a aparência do rosto de uma pessoa em memórias, fotos ou vídeos; os utilizadores não poderão mais activar a sugestão de marcar fotos, ou ver uma sugestão de marcar os seus nomes. Mais, a mudança também afectará o texto alternativo automático, uma tecnologia que cria descrições de imagens para cegos, ou deficientes visuais.

A empresa ainda vê o reconhecimento facial como uma ferramenta poderosa para o futuro, por exemplo, para pessoas que precisam de verificar a sua identidade, ou para evitar fraude ou roubo de identidade. Mas será para usos específicos.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.