Facebook afirma que a sua aplicação funciona melhor no Android 10 e iOS 13 com a localização activa

Facebook afirma que a sua aplicação funciona melhor no Android 10 e iOS 13 com a localização activa

10 Setembro, 2019 0 Por Sandro Sotto

A versão final do Android 10 já é uma realidade desde a semana passada, e essa versão melhora o controlo individual das aplicações ao acesso à sua localização, com a possibilidade de activá-lo permanentemente, ou simplesmente quando a aplicação estiver a ser usada, ou até mesmo tem a possibilidade de desligar o mesmo para qualquer aplicação em especifico.

E o pessoal do Facebook está ciente dessa situação, e lembra os utilizadores de ter implementado, no início do ano, uma opção nas configurações para activar ou desactivar a localização em segundo plano.

Dadas as alterações no Android 10, essa opção será desactivada e haverá uma referência às configurações do dispositivo (para utilizadores com o Android 10). Enquanto isso, o Facebook garante que os parâmetros mais restritivos serão respeitados.

“Se a configuração de localização do seu dispositivo estiver definida como “todo o temo”, mas a configuração de localização do Facebook em segundo plano estiver desactivada, não recolheremos as suas informações de localização precisas quando não estiver a usar a aplicação do Facebook”, explica como exemplo o Facebook.

Com a nova versão do iOS 13, que chegará aos utilizadores durante os próximos dias, haverá a introdução de uma opção para permitir que uma aplicação aceda à localização apenas uma vez (pergunte na próxima vez), além da possibilidade de recusa, ou permissão somente para quando a aplicação estiver activa e autorizada.

Além disso, através de notificações, o utilizador será informado se uma aplicação tiver utilizado a localização em segundo plano, com que frequência, com que finalidade e com a exibição de um mapa. E isso significa maior segurança para o utilizador, mas parece assustar o Facebook.

Numa declaração, o Facebook justifica a necessidade de localização para melhorar vários recursos, como planeamento de eventos, detecção de redes Wi-Fi gratuitas e públicas, partilha de local com amigos. Sem mencionar os alertas e também a publicidade.

Uma forma de o Facebook defender o uso da localização.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.