Exterminate All The Brutes estreia hoje na HBO Portugal

Exterminate All The Brutes estreia hoje na HBO Portugal

8 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Da HBO Documentary Films, Exterminate All The Brutes, do aclamado cineasta Raoul Peck ("I Am Not Your Negro", "Sometimes in April" da HBO), é uma série de quatro partes que oferece uma viagem visualmente cativante no tempo até aos momentos mais sombrios da humanidade, oferecendo uma ampla investigação profunda dos aspectos exploradores e genocidas do colonialismo europeu, da América à África, e o seu impacto na sociedade atual - desafiando o público a repensar a própria noção de como a história está a ser escrita. A série estreia hoje na HBO Portugal, com dois episódios consecutivos, ficando os dois episódios finais disponíveis a partir de amanha, dia 9 de Abril.

"Enquanto escritores, criadores, cineastas, não temos escolha a não ser tentar refletir sobre as nossas sociedades e fazer algum tipo de análise delas da melhor maneira que pudermos", diz Raoul Peck. "E como artistas, precisamos de quebrar os limites da nossa arte".

A série é baseada em três obras de autores e estudiosos - "Exterminate All the Brutes" de Sven Lindqvist, "An Indigenous Peoples' History of the United States" de Roxanne Dunbar-Ortiz e "Silencing the Past" de Michel-Rolph Trouillot - Exterminate All The Brutes revisita e reformula o significado profundo do genocídio dos nativos americanos e da escravidão americana, e as suas implicações fundamentais para o nosso presente.

A série junta um documentário rico e material de arquivo, bem como animação dinâmica e cenas interpretativas com guião, e tem como objetivo contar uma narrativa arrebatadora na qual a história, a vida contemporânea e a ficção estão totalmente interligadas. Peck rompe cuidadosamente as convenções formais e artísticas cinematográficas, combinando livremente conteúdo com e sem guião.

Exterminate All The Brutes

Exterminate All The Brutes já está na HBO Portugal

As partes do guião, escritas por Peck, são produzidas ao longo da série e juntas criam um enredo onde a realidade e a ficção estão dramaticamente entrelaçadas numa história de várias camadas. Josh Hartnett ("Pearl Harbor", "Cercados - Black Hawk Down") desempenha o papel principal nas partes que têm guião. A série inovadora oferece uma narrativa contrária à história eurocêntrica branca, desde as cruzadas do século 12 até à presidência de Donald Trump.

A série é produzida pela Velvet Film. Para além de escrever e realizar a série, Raoul Peck é também produtor executivo, ao lado de Rémi Grellety. Para a HBO, a produtora sénior é Sara Rodriguez, e os produtores executivos são Lisa Heller e Nancy Abraham.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.