Extensões desapareceram do Chrome? Em breve saberá porque
18 Agosto, 2023Se alguma vez instalou extensões no Google Chrome, e reparou que de um momento para o outro o navegador decide removê-las, em breve saberá os motivos. A verdade é que até hoje a Google nunca revelada os motivos disso acontecer, mas a partir do Chrome 117 isso passará a ser uma realidade.
A Google explica que o Chrome terá direito a uma destas três explicações após a remoção de uma extensão:
- A extensão foi removida pelo seu programador.
- A extensão foi removida por violar a política da Chrome Web Store.
- O item foi marcado como malware.
O utilizador não receberá uma notificação se a Google conceder tempo a um programador para corrigir, ou apelar, de uma possível violação. O gigante das pesquisas já possui medidas para proteger os utilizadores se a empresa considerar uma extensão como malware. Como antes, uma vez marcada como tal, a extensão deve ser automaticamente desativada e incapaz de causar danos.
“Esperamos que essa mudança ajude a manter o ecossistema seguro sem afetar as extensões genuínas”, afirma a Google.
Chrome 117 dá mais importância às extensões
O Chrome 117 está atualmente em fase de teste, a versão estável estará disponível no início de setembro para todos os utilizadores. E por falar em Chrome 117, não terá só essa situação das extensões, já que esta é uma oportunidade para lembrar que a atualização também vai retirar o cadeado na barra de URL, que pode ser substituído por outro ícone.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.