Como excluir o histórico e os nosso dados da Google

Como excluir o histórico e os nosso dados da Google

8 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

Certamente não estaria a mentir se dissesse que a Google nos conhece melhor do que os nossos amigos e familiares mais próximos. Para quem não sabe, o gigante das pesquisas armazena todo o histórico da Internet que passa por qualquer um dos seus produtos, ou serviços. E como deve imaginar, é muita informação, considerando que a Google está praticamente em todos os lugares.

Felizmente, eles também são bastante transparentes sobre os seus dados e permitem que utilizador tenha acesso a tudo o que eles têm. Acedendo aos seus dados, pode excluir os mesmos, se assim preferir. Neste artigo vamos mostrar exactamente como isso é feito.

Devemos excluir o histórico da Google e os dados de pesquisa?

Nós entendemos que uma empresa que sabe muito sobre nós, possa ser preocupante. Pode-se supor que alguns de vós gostariam de excluir o histórico da Google devido a preocupações com a privacidade.Dando uma rápida espreitadela no meu histórico, vejo que eles têm toda a minha navegação, localização, aplicações, informações do YouTube e de dispositivos, entre outras coisas.

Mas, embora a limpeza do histórico da Google possa ajudá-lo a dormir melhor à noite, isso também agravará a sua experiência online durante as horas de vigília. Isso ocorre porque a Google usa todos esses dados para tornar as coisas mais convenientes para cada um de nós.

Já recebeu uma notificação de tráfego do Google Now antes de ir trabalhar? Ou viu as informações do seu bilhete de avião a serem retiradas de um email? O Google Maps sabe onde trabalha e onde mora, facilitando a navegação? Tudo isso pode desaparecer. Mesmo coisas simples, como recomendações de pesquisa, ficarão menos precisas.

E essa é apenas a ponta do iceberg. Todos os serviços da Google trabalham em conjunto para tornar o seu uso o mais simples, e conveniente, possível. Mas a verdade é que eles provavelmente também usam os nossos dados para coisas que não gostamos tanto. Por isso, cabe a si decidir se quer sacrificar a conveniência pela privacidade.

Como ver os nossos dados do Google

Dar uma olhada em tudo que o Google sabe sobre nós é muito simples. Tudo o que precisa de fazer é aceder à página de histórico do Google. Se estiver ligado à sua conta do Google, será presenteado com todas as suas informações.

Existem várias secções nesta página:

  • Actividade da Web e de aplicações
  • Histórico de Localizações
  • Histórico do YouTube

Olhe para eles com alguma atenção e verá que há coisas realmente interessantes. Adoro ver o meu histórico de localização, por exemplo. A Google sabe muito bem onde esteve o tempo todo. É interessante ver os mapas com todas as suas localizações… mas também é um pouco estranho e assustador.

excluir histórico google

Como desactivar seu histórico do Google

Talvez não queira excluir o seu histórico para sempre. Só quer que ele fique inactivo por algum tempo, depois reactive-o para continuar a aproveitar tudo que o Google tem a oferecer. Se este for o caso, pode simplesmente desactivá-lo.

  1. Vá para a sua página do histórico do Google em qualquer navegador.
  2. Clique na seção de dados que deseja desactivar. (por exemplo, Histórico de Localizações).
  3. Ai pode escolher desactivar totalmente o seu histórico de localizações, mas pode entrar na secção eliminação automática para escolher como, e quando, apagar o seu histórico de localização.
  4. Pode escolher que a Google só guarde os dados durante 3, 18 ou 36 meses.

Como excluir o histórico do Google

Agora, se tiver certeza do que está a fazer e realmente quiser que tudo acabe, veja as etapas necessárias para excluir todos os seus dados do Google.

  1. Vá para a sua página do histórico do Google em qualquer navegador.
  2. Clique na secção de dados que você deseja desactivar. (por exemplo, Histórico de Localizações).
  3. Escolha a opção: Faça a Gestão de actividade
  4. Aí aparece toda a informação que lhe poderá ser, ou não útil. Pode apagar a informação que acha que não devia ai estar.
Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.