Excesso de oferta faz descer bruscamente o preço dos SSDs
12 Maio, 2019Os Beancounters da DRAMeXchange acrescentaram alguns números e concluíram que a indústria flash NAND este ano está com claros sinais de excesso de oferta. Os fornecedores de SSDs envolveram-se numa guerra de preços, fazendo com que os preços das SSDs para os OEMs de PCs caíssem e as coisas piorassem – ou melhor, dependendo de quem é.
Os preços médios de contrato para SSDs de 512GB e 1TB caíram para valores abaixo dos $ 0,1 por GB até o final deste ano, atingindo a maior baixa de todos os tempos. Essa alteração fará com que os SSDs de 512 GB substituam os seus equivalentes de 128GB e se tornem mainstream do mercado, perdendo apenas para o SSD de 256 GB.
O lado positivo, os SSDs PCIe chagam a 50 por cento de penetração no mercado, já que os SSDs PCIe e os SSDs SATA são quase idênticos em termos preço.
O DRAMeXchange aponta que a adoção de SSD entre notebooks já havia ultrapassado o limite dos 50% em 2018.
Os preços dos contratos para SSDs mainstream de 128/256 / 512GB caíram depois de longo caminho em mais de 50% desde o pico em 2017, e os SSDs de 512GB e 1TB têm uma chance de descer para uns meros $ 0,1 por GB, até ao final do ano.
Isso estimulará a demanda daqueles que procuram substituir os seus HDDs de 500 GB e 1 TB. Espera-se que a taxa de adoção de SSD atinja entre 60 e 65 por cento em 2019.
Segundo as últimas investigações da DRAMeXchange, o segundo trimestre deste ano marca o sexto trimestre consecutivo de declínio médio dos preços dos SSDs PC-Client OEM, com o preço médio do contrato de SSDs caindo entre 15% e 26% e SSDs PCIe de 16% a 37%.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.